O que a Igreja diz sobre modéstia

24 artigos
Procurar:
Mas o que é modéstia?

Mas o que é modéstia?

A modéstia católica está relacionada com o pudor, com as virtudes da humildade e da castidade. É o sentimento ou a virtude que leva a não expor demais o corpo, velando as partes mais provocantes para o sexo oposto, cobrindo a pele nua, preservando a própria pureza e a dos demais. Envolve não somente cobrir partes do corpo, como também obscurecer a sua forma, evitando roupas justas, por exemplo. Assim, as mulheres são convidadas a partir…

Ler o artigo aqui…

Padre Pio sempre insistiu na modéstia

Padre Pio sempre insistiu na modéstia

Padre Pio não tolerava vestidos curtos, grandes decotes e saias justas. A cada ano a sua severidade aumentava. Ele teimosamente as mandava embora do seu confessionário, mesmo antes de pôr o pé dentro, se julgasse que elas estavam indevidamente vestidas. Em algumas manhãs, ele expulsou uma após a outra, até que ele acabou por ouvir muitas poucas confissões. Seus irmãos observaram estes drásticos expurgos com certo mal-estar e decidiram…

Ler o artigo aqui…

Algumas regras de modéstia cristã

Algumas regras de modéstia cristã

Como estamos hoje, constatando uma tendência indiscreta em tornar leviana a maneira de se vestir, não parece inútil lembrar alguns princípios de modéstia cristã que dizem respeito a isso: 1. A indecência é um pecado de escândalo; o pecado de escândalo é para o próximo uma causa de pecado, do qual uma boa parte da responsabilidade e da pena deve ser atribuída ao que o causou. 2. Não é permitido em nenhum caso vestir uma roupa…

Ler o artigo aqui…

Carta aos bispos sobre imodéstia nas modas atuais

Carta aos bispos sobre imodéstia nas modas atuais

Ninguém pode ser ignorante do fato que, especialmente durante a estação de Verão, aqui e ali se têm espetáculos que não podem senão ofender os olhos e almas dos que não consideram de importância secundária, ou que não menosprezam completamente, a virtude cristã e a decência humana. Não só nas praias e em locais de recreação no feriado, mas quase em todos os lugares, até mesmo nas ruas das cidades, nos lugares públicos e…

Ler o artigo aqui…