Catecismo da Igreja Católica

5 artigos
Procurar:
Não julgueis, para não serdes julgados

Não julgueis, para não serdes julgados

Todo e qualquer julgamento do próximo é condenado por Cristo? Quando perguntado sobre um homossexual de boa vontade que busca o Senhor, o Papa Francisco, num comentário que se tornou famoso, respondeu “Quem sou eu para julgar?” Isso parece estar perfeitamente na linha do mandamento de Nosso Senhor, quando Ele ordenou “não julgueis, para não serdes julgados” (Mt 7,1). Por outro lado, o Verbo de Deus também nos disse que…

Ler o artigo aqui…

O piedoso uso do véu

O piedoso uso do véu

O uso do véu na Santa Missa vem desde o início do cristianismo no Oriente. Além de ser um preceito bíblico se preservou na Igreja de Cristo por milênios. E ainda é seguido por grupos tradicionais e conservadores pela Igreja Católica romana e pelas demais Igrejas do Oriente. Antigamente o uso do véu era obrigatório em toda Santa Missa, após o Concílio Vaticano II esqueceu-se da maravilhosa tradição do uso do véu. Depois do referido…

Ler o artigo aqui…

Cuidado com os falsos apostolados de modéstia

Cuidado com os falsos apostolados de modéstia

Os falsos apostolados de modéstia além de serem inúteis, fazem um mal enorme às almas, em vez de as levarem até Deus, as fazem regredir na vida espiritual. Essas pessoas atacam quem realmente deseja viver a modéstia. Em relação à pureza, dificilmente há exagero. O pecado que mais leva almas para o inferno é a impureza. Não existe lógica em criar um apostolado para divulgar modelos de roupas que as pessoas já usam nas ruas e são…

Ler o artigo aqui…

Ensinando o catecismo

Ensinando o catecismo

Se amanhã o mundo não desejar permanecer para sempre enterrado na sombra da morte, ele terá que se ocupar em reparar as suas perdas, reconstruir as ruínas. Nesse momento vós deveis colaborar, Juventude Católica! E que maravilhosos empreendimentos aguardam a vossa colaboração! Para reconstruir a sociedade sobre uma base cristã; para pôr em estima e honra o Evangelho e sua moral; para renovar a vida da família, restaurando ao…

Ler o artigo aqui…

Mas o que é modéstia?

Mas o que é modéstia?

A modéstia católica está relacionada com o pudor, com as virtudes da humildade e da castidade. É o sentimento ou a virtude que leva a não expor demais o corpo, velando as partes mais provocantes para o sexo oposto, cobrindo a pele nua, preservando a própria pureza e a dos demais. Envolve não somente cobrir partes do corpo, como também obscurecer a sua forma, evitando roupas justas, por exemplo. Assim, as mulheres são convidadas a partir…

Ler o artigo aqui…