Meditações

526 meditações
Procurar:
Modo de fazer a meditação

Modo de fazer a meditação

A meditação ou oração mental contém três partes: A Preparação A Meditação A Conclusão I. Preparação Na preparação fazem-se três atos: 1º Ato de Fé na presença de Deus, dizendo: Meu Deus, eu creio que estais aqui presente e Vos adoro com todo o meu afeto 2º Ato de Humildade, por um breve ato de contrição: Senhor, nesta hora deveria eu estar no inferno por causa dos meus pecados;…

Continuar lendo…

A temeridade do pecador e o dia do Juízo

A temeridade do pecador e o dia do Juízo

Primeiro Domingo do AdventoVidebunt Filium hominis venientem in nube cum potestate magna et maiestate – Verão o Filho do homem que virá sobre uma nuvem com grande poder e majestade (Lc 21, 27)Sumario. Uma consideração séria nos ensina que não há atualmente no mundo pessoa mais desprezada de que Jesus Cristo; pois é injuriado tão continuamente e com tão desenfreada liberdade, como não o seria o mais vil dos homens. Eis porque o…

Continuar lendo…

O pecado de Adão e o amor de Deus pelos homens

O pecado de Adão e o amor de Deus pelos homens

SEGUNDA-FEIRAPrimeira Semana do AdventoEt nunc quid mihi est hic, dicit Dominus, quoniam ablatus est populus meus gratis? – E agora, que tenho eu que fazer aqui, diz o Senhor, visto ter sido levado sem nenhuma razão o meu povo? (Is 52, 5)Sumario. Peca Adão, nosso primeiro pai, e em castigo de seu pecado é expulso do paraíso terrestre com toda a sua descendência condenado a uma vida de misérias e excluído para sempre do céu. O Senhor,…

Continuar lendo…

O decreto da Encarnação do Verbo

O decreto da Encarnação do Verbo

Et audivi vocem dicentís : Quem mittam? Et quis ibit nobis? Et dixi: Ecce ego, mitte me. – “E ouvi a voz de quem dizia: Quem enviarei eu? E quem nos irá lá? Então disse eu: Aqui me tens a mim, envia-me” (Is 6, 8)Sumário. Embora o Filho de Deus previsse a vida penosa que teria de levar, submeteu-se contudo de boa vontade ao decreto da Encarnação, ofereceu-se mesmo a fazer-se homem. E isso não só a fim de satisfazer plenamente à…

Continuar lendo…

O Verbo se faz homem na plenitude dos tempos

O Verbo se faz homem na plenitude dos tempos

Ubi venit plenitudo temporis, misit Deus Filium suum, factum ex muliere, factum sub lege – “Quando veio a plenitude do tempo, enviou Deus o seu Filho, feito da mulher, feito sujeito à Lei” (Gl 4, 4) Sumário. O divino Redentor demorou a sua vinda quatro mil anos, não somente para que fosse mais apreciada pelos homens, senão também para que melhor se conhecesse a malícia do pecado e a necessidade do remédio. Chegada que foi a…

Continuar lendo…