Castidade e pudor

16 artigos
Procurar:
Me crucificas com a tua imodéstia

Me crucificas com a tua imodéstia

Santa Angela de Foligno foi uma mulher mundana, escrava da moda e suficientemente rica para satisfazer todos os seus caprichos em perfumes, joias, penteados, chapéus, pinturas e todo tipo de badulaque usado pelas mulheres da sua época. Depois de passar pelo crivo da dor – depois de casada e rica, morreram simultaneamente seu marido e todos os seus filhos – e da penitência, foi protagonista de uma impressionante conversão e mudança tão…

Ler o artigo aqui…

A beleza da virtude da pureza

A beleza da virtude da pureza

“Bem-aventurados os corações puros!” A gente se sente imediatamente empolgado por esta palavra. Só um Deus podia usar semelhante linguagem. Ouvindo estas palavras divinas, a alma delicada sente em si a necessidade de realizar essa bem-aventurança. Ver a Deus! sim, ver a Deus de algum modo, mesmo desde este mundo! e é essa a recompensa prometida aos que são puros! “Bem-aventurados os corações puros, porque verão a Deus.” Como…

Ler o artigo aqui…

Breves pensamentos morais

Breves pensamentos morais

“Ó mulher mundana, que perdeste o pudor e te apresentas ao público sem te envergonhar, por que ages assim?” (D. Giuseppe Tomaselli). 1º Ponto: Antes não existias. Dentro de 100 anos onde estarás… Ou no Paraíso ou no Inferno! Qual é o fim da tua vida?… Dar ao Criador a prova de amor, com a observância de sua Lei. A vida não é prazer; é luta contra as paixões, contra Satanás e as máximas perversas do Mundo. Para vencê-los…

Ler o artigo aqui…

O que pensam os homens sobre as modas sensuais

O que pensam os homens sobre as modas sensuais

“Eu, porém, vos digo: todo aquele que lançar um olhar de cobiça para uma mulher, já adulterou com ela em seu coração.” (Mt 5,28)  Como de fato afetam, aos homens, as roupas “sexys” das mulheres? Como homem, eu gostaria de explicar. Freqüentemente, vejo mulheres a usar calças jeans apertadas, vestidos ajustados ao corpo e mini-saias. Algumas usam calças “rasgadas”, blusas decotadas e suéteres apertados, enquanto que…

Ler o artigo aqui…

Difícil conservar a castidade com mulheres que se vestem mal

Difícil conservar a castidade com mulheres que se vestem mal

“A moda feminina está repleta de blusas que não têm mangas; às vezes, apenas duas pequenas alças que não cobrem boa parte do peito, que não cobrem o ventre ou as costas (mini-blusas). Freqüentemente, as moças usam roupas apertadas, coladas ao corpo ou transparentes; e se usam saia ou vestido, muitas vezes deixam descobertos os joelhos. Hoje em dia, é muito comum que os sacerdotes, ao atenderem a confissões, ouçam os homens se…

Ler o artigo aqui…

Soldados da pureza

Soldados da pureza

A nobreza e a liberdade da alma dão ao olhar da criança inocente tal encanto, que os maiores pintores do mundo, quando querem representar os anjos – portanto, uma beleza sobrenatural – lhes dão fisionomias infantis. Esses traços sorridentes são um orvalho refrigerante nos botões nascentes da humanidade. Sim, no rosto de um adolescente de alma pura, de vida casta, reflete-se a beleza do Céu. Platão já dizia: “Que nos é preciso…

Ler o artigo aqui…

O valor do pudor

O valor do pudor

Talvez venham a zombar da tua atitude reservada, por não te sentires à vontade no meio de conversas estercorosas e de corares logo que ouvires uma palavra imprópria. Meu filho, orgulha-te disso! Orgulha-te de poderes corar! O pudor em nós não é “criancice”, “ingenuidade”, “hipocrisia” – como eles dizem, – senão um ato de valor incalculável, uma arma recebida da natureza, que defende, quase sem que o percebamos, a parte…

Ler o artigo aqui…

Como a pureza é pouco conhecida e apreciada no mundo

Como a pureza é pouco conhecida e apreciada no mundo

Ai, meus irmãos, como a pureza é pouco conhecida no mundo, quão pouco nós a estimamos, quão pouco cuidado nós pomos em conservá-la, quão pouco zelo temos em pedi-la a Deus, pois que não a podemos ter de nós mesmos. Não, nós não conhecemos esta bela e amável virtude que ganha tão facilmente o coração de Deus, que dá um tão belo brilho a todas as nossas outras boas obras, que nos eleva acima de nós mesmos, que nos faz viver…

Ler o artigo aqui…

A castidade é a maior das virtudes

A castidade é a maior das virtudes

A castidade é a virtude da qual despende tudo; a virtude pela qual as outras aumentam em valor e brilho, e sem a qual as outras não têm valor; a virtude mais importante e mais necessária para a tua felicidade eterna. Se tu, tens conservado a Castidade ilibada, ou se a recuperaste em combate renhido, tornar-se-á fácil para ti a prática das demais virtudes, até mesmo o distinguir-te nelas. Poderás exclamar com a Sagrada Escritura:…

Ler o artigo aqui…

Heroínas do pudor

Heroínas do pudor

Nós tivemos que fechar a porta desta casa paterna a algumas de nossas filhas – dizia Papa Pio XI, no Vaticano, a 4.000 moças que o foram visitar. Ajuntou que fez isso com pesar, porque de resto aquelas filhas eram boas. Faltava-lhes, porém, aquele sentimento que não pode ser diminuído na mulher, principalmente na mulher cristã. E agora, senhorita, a quem dás razão: à modista ou ao representante de Deus? Quem melhor entende dos valores…

Ler o artigo aqui…