Estudos

141 estudos
Procurar:

Há hoje uma crise na Igreja?

Seria preciso cobrir os olhos para não ver que a Igreja Católica sofre uma grave crise. Esperava-se, nos anos sessenta, na época do Concílio Vaticano II, uma nova primavera para a Igreja, mas foi o contrário que aconteceu. Milhares de padres abandonaram seu sacerdócio; milhares de religiosos e de religiosas retornaram à vida secular. Na Europa e na América do Norte, as vocações se tornam raras, e não se pode nem mais computar o…

Continuar lendo…

A crise em números

Em 1958, 35% dos franceses assistiam à missa dominical: hoje, são menos de 5%, e freqüentemente são idosos. Em 1950, mais de 90% das crianças nascidas na França eram batizadas; hoje, menos de 50% o são.Não há, porém, um aumento, na França, de Batismos de adultos? Alguns milhares de Batismos de adultos não seriam capazes de compensar uma baixa de centenas de milhares de Batismos de crianças (ainda mais porque a perseverança dos…

Continuar lendo…

Existe hoje uma crise de fé e de moral?

O homem enfraquecido pelo pecado original tem tendência de se abandonar a suas paixões, perdendo assim o domínio de si. A fé cristã, ao contrário, mostra-lhe o que Deus espera dele e como se deve conduzir a vida conforme Sua Vontade. O homem sabe pela Fé o que ele pode esperar se observar os Mandamentos de Deus, mas também as penas com as quais Deus o punirá se ele se desviar. A Fé e os Sacramentos dão-lhe a força para vencer suas…

Continuar lendo…

Já houve crises na Igreja?

Essas defecções de padres são voluntariamente propagandeadas pela mídia a fim de obter a supressão do celibato dos padres. É evidente que o celibato afasta muitos jovens do sacerdócio; mas em lugar de polemizar esse assunto, seria preciso se perguntar por que numerosos homens ofereciam antigamente com alegria este sacrifício, enquanto que não é mais o caso hoje em dia. Em que a presente crise difere daquelas que a Igreja sofreu…

Continuar lendo…

O que é a Fé e é lícita a interpretação pessoal?

A Fé é uma virtude sobrenatural pela qual, apoiados sobre a autoridade de Deus mesmo; atraídos e ajudados por Sua Graça, tomamos por absolutamente verdadeiro tudo o que Ele revelou. [14] A Fé pressupõe então uma revelação divina? Sim, a Fé é a resposta do homem à Revelação de Deus. Como Deus se revelou aos homens? Deus falou aos homens por Moisés, pelos profetas e, sobretudo, pelo seu Filho Unigênito, Nosso Senhor Jesus…

Continuar lendo…

Pode-se negar um dogma? E as consequências da negação de um dogma?

Pode-se de outro modo provar a instituição de um Magistério infalível na Igreja. A simples reflexão basta para mostrar a necessidade de um Magistério infalível. Cristo não quis falar somente aos seus contemporâneos da Palestina, mas a todos os homens de todas as épocas e de todas as regiões da Terra. Ora, sua doutrina não poderia ser conservada sem alteração, no curso dos séculos, sem uma autoridade competente para resolver as…

Continuar lendo…

A fé é um sentimento religioso?

É um dos erros do Modernismo, condenado por São Pio X, em 1907, na encíclica Pascendi, dizer que a Fé é um sentimento, emergente do subconsciente, que exprime a necessidade do divino. Na verdade, o ato de fé não é um sentimento, mas a recepção consciente e voluntária da Revelação Divina, tal como esta se apresenta ao homem na Sagrada Escritura e na Tradição. O que é a Revelação para os modernistas? Para os modernistas, a…

Continuar lendo…

A fé pode mudar? A Igreja descobre novas Verdades?

Para os modernistas, a Fé pode mudar, pois os dogmas só são a expressão de um sentimento e de uma necessidade religiosa. Devem, então, ser adaptados e formulados de maneira nova, logo que mudem os sentimentos e necessidades religiosas. Ao contrário, se os dogmas exprimem de maneira infalível as Verdades de Fé, como ensina a Igreja, é evidente que não podem mudar, pois o que era verdadeiro ontem não pode ser falso hoje, e…

Continuar lendo…

O que foi o Encontro de Religiões em Assis?

Declaração contra o encontro inter-religioso de Assis em 1986 :Tudo aquilo que foi posto em prática pela Igreja para defender a Fé nos séculos passados, e tudo o que foi realizado pelos missionários para difundi-la, até o martírio inclusive, é considerado doravante como uma falta da qual a Igreja deveria se acusar e pedir perdão. [1] A atitude dos onze Papas que, desde 1789 até 1968, em documentos oficiais, condenaram a Revolução…

Continuar lendo…

Existem milagres que comprovam a veracidade da Igreja?

Sempre houve milagres na Igreja, e a existência destes milagres nunca foi tão certa quanto hoje, quando se pode, graças aos conhecimentos e meios de investigação científicos, excluir as explicações naturais com muito mais facilidade do que no passado. A auto-sugestão e a alucinação não têm lugar aqui. Uma multiplicação de alimentos constatada por várias pessoas que não foram de nenhum modo influenciadas; a ressurreição de um…

Continuar lendo…

Últimos estudos