Catecismo

75 estudos
Procurar:
Sumário do Catecismo

Sumário do Catecismo

O Catecismo Maior de São Pio X é um resumo do Catecismo Romano, mais adequado à formação dos jovens e adultos. Em linguagem clara e concisa, em formato de perguntas e respostas, ajuda a reter a essência da doutrina católica de todos os tempos. Sumário Juramento Anti-modernista Sacrorum antistitum Acerbo Nimis Lição Preliminar - Da doutrina cristã e suas partes principaisDa doutrina cristã e suas partes…

Continuar lendo…

Juramento Anti-Modernista Sacrorum antistitum

Juramento Anti-Modernista Sacrorum antistitum

Parte do Motu Proprio Sacrorum Antistitum de 01 de setembro de 1910. Para ser jurado por todos os clérigos, pastores, confessores, pregadores, superiores religiosos e professores em seminários filosóficos-teológicos.** Obrigação rescindida pelo Papa Paulo VI, em 1967.Eu, .........., firmemente abraço e aceito todas e cada uma das definições feitas e declaradas pelo magistério inerrante da Igreja, especialmente aquelas…

Continuar lendo…

Acerbo Nimis - Carta encíclica de São Pio X sobre o ensino do Catecismo

Acerbo Nimis - Carta encíclica de São Pio X sobre o ensino do Catecismo

Veneráveis Irmãos,Saudação e Bênção Apostólica. 1. Os secretos desígnios de Deus Nos elevaram de Nossa pequenez ao cargo de Supremo Pastor de todo o Rebanho de Cristo, em dias demasiado críticos e amargos, pois o velho inimigo anda ao redor deste rebanho e lhe atira laços com tão pérfida astúcia, que agora, principalmente, parece ter-se cumprido aquela profecia do Apóstolo aos anciãos da Igreja de Éfeso: “Eu sei que […]…

Continuar lendo…

Da doutrina cristã e suas partes principais

Da doutrina cristã e suas partes principais

Lição preliminar 1. Sois cristão? Sim, sou cristão pela graça de Deus. 2. Por que dizeis pela graça de Deus? Digo: pela graça de Deus, porque o ser cristão é um dom de Deus, inteiramente gratuito, que nós não podemos merecer. 3. E quem é verdadeiro cristão?Verdadeiro cristão é aquele que é batizado, crê e professa a doutrina cristã e obedece aos legítimos Pastores da Igreja.4. Que é a Doutrina…

Continuar lendo…

Do Credo em geral

Do Credo em geral

Capítulo 1 15. Qual é a primeira parte da Doutrina Cristã? A primeira parte da Doutrina Cristã é o Símbolo dos Apóstolos, chamado vulgarmente o Credo. 16. Por que chamamos ao Credo Símbolo dos Apóstolos? O Credo chama-se Símbolo dos Apóstolos, porque é um compêndio das verdades da Fé, ensinadas pelos Apóstolos. 17. Quantos artigos tem o Credo?O Credo tem doze artigos.18. Dizei-os.1º Creio em Deus…

Continuar lendo…

Do primeiro artigo do Credo

Do primeiro artigo do Credo

Capítulo 2 § 1º De Deus Pai e da Criação 22. Que nos ensina o primeiro artigo do Credo: creio em Deus Padre, todo-poderoso, Criador do céu e da terra? O primeiro artigo do Credo ensina-nos que há um só Deus, o qual é todo-poderoso, e criou o céu e a terra e todas as coisas que no céu e na terra se contêm, isto é, todo o universo. 23. Como sabemos nós que há Deus?Sabemos que há Deus porque a nossa razão…

Continuar lendo…

Do segundo artigo do Credo

Do segundo artigo do Credo

Capítulo 3 68. Que nos ensina o segundo artigo do Credo: e em Jesus Cristo, um só seu Filho, Nosso Senhor? O segundo artigo do Credo ensina-nos que o Filho de Deus é a segunda Pessoa da Santíssima Trindade; que Ele é Deus eterno, todo-poderoso, Criador e Senhor, como o Pai; que se fez homem par nos salvar; e que o Filho de Deus feito homem se chama Jesus Cristo. 69. Por que se chama Filho a segunda Pessoa?A segunda Pessoa…

Continuar lendo…

Do terceiro artigo do Credo

Do terceiro artigo do Credo

Capítulo 4 82. Que nos ensina o terceiro artigo do Credo: o qual foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu de Maria Virgem? O terceiro artigo do Credo ensina-nos que o Filho de Deus tomou um corpo e uma alma, como nós temos, no seio puríssimo de Maria Santíssima, pelo poder do Espírito Santo, e que nasceu desta Virgem. 83. Concorreram o Pai e o Filho também para formar o corpo e para criar a alma de Jesus…

Continuar lendo…

Do quarto artigo do Credo

Do quarto artigo do Credo

Capítulo 5 95. Que nos ensina o quarto artigo do Credo: padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado? O quarto artigo do Credo ensina-nos que Jesus Cristo, para remir o mundo com o seu precioso Sangue, padeceu sob Pôncio Pilatos, governador da Judéia, e morreu no madeiro da Cruz, da qual foi descido, e no fim sepultado. 96. Que quer dizer a palavra padeceu? A palavra padeceu exprime todos os…

Continuar lendo…

Do quinto artigo do Credo

Do quinto artigo do Credo

Capítulo 6 114. Que nos ensina o quinto artigo do Credo: desceu aos infernos, ao terceiro dia ressurgiu dos mortos? O quinto artigo do Credo ensina-nos que a alma de Jesus Cristo, assim que se separou do corpo, foi ao Limbo e que, ao terceiro dia, se uniu de novo ao corpo, para nunca mais dele se separar. 115. Que se entende aqui por inferno? Por inferno entende-se aqui o Limbo, isto é, aquele lugar onde estavam as almas…

Continuar lendo…

Estudos recentes

Vestido evasê longo preto folhagem
Vestido longo evasê preto floral
Saia midi plissada bege florida
Saia midi evasê açaí
Vestido infantil midi mostarda pipoquinha
Vestido jeans midi evasê botões
Conjunto saia e blaser xadrez preto
Vestido midi vinho neosuede com cinto
Vestido longo evasê salmão
Saia midi godê vinho com cinto e bolsos