Etiqueta comportamental

11 artigos
Procurar:
Não julgueis, para não serdes julgados

Não julgueis, para não serdes julgados

Todo e qualquer julgamento do próximo é condenado por Cristo? Quando perguntado sobre um homossexual de boa vontade que busca o Senhor, o Papa Francisco, num comentário que se tornou famoso, respondeu “Quem sou eu para julgar?” Isso parece estar perfeitamente na linha do mandamento de Nosso Senhor, quando Ele ordenou “não julgueis, para não serdes julgados” (Mt 7,1). Por outro lado, o Verbo de Deus também nos disse que…

Ler o artigo aqui…

Decálogo da filha de Maria

Decálogo da filha de Maria

Leis de conduta moral, dadas por S. Em. D. Sebastião Leme, na Assembléia Geral do “dia da Filha de Maria” da Arquidiocese do Rio de Janeiro, em 22 de Agosto de 1937: 1. Piedade e vida interiorA Filha de Maria, onde quer que se apresente, deve ser reconheci­da pelo seu porte exterior de distinção e modéstia, reflexo de uma pie­dade sólida e de vida interior profun­da. 2. Fervor EucarísticoA piedade e a vida interior da Filha de…

Ler o artigo aqui…

A modéstia para a mulher católica

A modéstia para a mulher católica

É verdadeiramente duvidoso que qualquer cristão católico ou não católico possa questionar a necessidade de modéstia. A modéstia é uma virtude, e mais do que isso, é um instinto. Uma vez que somos criaturas decaídas, sujeitas ao pecado original, nós também nos encontramos sujeitos, em maior grau, a tentações pecaminosas da carne. Isso nos dá uma vontade de cobrir a nós mesmos, de acordo com a lei natural que Deus inscreveu no…

Ler o artigo aqui…

O piedoso uso do véu

O piedoso uso do véu

O uso do véu na Santa Missa vem desde o início do cristianismo no Oriente. Além de ser um preceito bíblico se preservou na Igreja de Cristo por milênios. E ainda é seguido por grupos tradicionais e conservadores pela Igreja Católica romana e pelas demais Igrejas do Oriente. Antigamente o uso do véu era obrigatório em toda Santa Missa, após o Concílio Vaticano II esqueceu-se da maravilhosa tradição do uso do véu. Depois do referido…

Ler o artigo aqui…

Espelho da donzela cristã

Espelho da donzela cristã

Em casa ─ recatada e nunca ociosa. Na igreja ─ Anjo reverente. Com o próximo ─ complacente. Na conversação ─ moderada. No olhar ─ modesta. No pensar ─ refletida. No andar ─ grave e sossegada. No vestir ─ modesta e humilde. Nos trabalhos ─ a primeira. Nas leituras ─ receosa. Na companhia ─ afável. Com os homens ─ cautelosa. Com os Sacerdotes ─ respeitosa. Com os inferiores ─ aprazível. Na mesa ─ sóbria. Na cama…

Ler o artigo aqui…

O que passamos para os outros através do que vestimos?

O que passamos para os outros através do que vestimos?

Eu estava pensando sobre a modéstia e a questão que ficou em minha cabeça foi: o que passamos para os outros através do que vestimos? E o que queremos passar? Que exemplo nós estamos dando através do vestuário e dos modos? Temos que pensar nisso. A roupa, a apresentação pessoal, os modos, tudo isso diz algo sobre cada um de nós. Tudo isso importa, por mais que se queira viver de forma a pensar que isso não faz diferença. Não é…

Ler o artigo aqui…

A modéstia do corpo

A modéstia do corpo

Para mortificar o corpo, comecemos por observar perfeitamente as regras da modéstia e urbanidade; nisto se encontra abundante matéria de mortificação. O princípio, que nos deve servir de regra, é o de São Paulo: “Não sabeis que os vossos corpos são membros do Espírito Santo que reside em vós? Nescitis quoniam corpora vestra membra sunt Christi?… Membra vestra templum sunt Spiritus Sancti” (1 Cor 6, 15,19). É mister, pois,…

Ler o artigo aqui…

Honestidade das palavras e respeito que se deve ao próximo

Honestidade das palavras e respeito que se deve ao próximo

“Se alguém não peca por palavras, é um homem perfeito.” (São Tiago) Tem todo o cuidado em não deixar sair de seus lábios alguma palavra desonesta, porque, embora não proceda duma má intenção, os que a escutam a podem interpretar de outra forma. Uma palavra desonesta que penetra num coração frágil estende-se como uma gota de azeite e às vezes toma posse de tal modo dele que o enche de mil pensamentos e tentações sensuais. É…

Ler o artigo aqui…

As conversas e como se há de falar de Deus

As conversas e como se há de falar de Deus

Um dos meios mais triviais que têm os médicos para conhecer o estado de saúde de uma pessoa, é a inspeção da língua; e eu posso afirmar que as nossas palavras são o indício mais certo do bom ou do mau estado da alma. Nosso Senhor disse: ‘Por vossas palavras sereis justificados e por vossas palavras sereis condenados’. Muitas vezes e espontaneamente movemos a mão para o lugar em que sentimos uma dor e movemos a língua a todo amor…

Ler o artigo aqui…

O combate pela pureza

O combate pela pureza

Os incentivos à impureza, multiplicando-se continuamente, envenenam as bases da vida. E ao mesmo tempo, a atitude tolerante, ou melhor, a atitude deformada de uma parte cada vez maior da opinião pública, a tornam cega diante dos mais graves distúrbios morais e permitindo assim que se relaxem ainda mais as rédeas que mantêm o mal sob controle. A imoralidade presente é pior do que a de idades precedentes? Seria talvez imprudente afirmar…

Ler o artigo aqui…