Blog da modéstia

Artigo
Procurar:
O piedoso uso do véu

O piedoso uso do véu

O uso do véu na Santa Missa vem desde o início do cristianismo no Oriente. Além de ser um preceito bíblico se preservou na Igreja de Cristo por milênios. E ainda é seguido por grupos tradicionais e conservadores pela Igreja Católica romana e pelas demais Igrejas do Oriente.

Antigamente o uso do véu era obrigatório em toda Santa Missa, após o Concílio Vaticano II esqueceu-se da maravilhosa tradição do uso do véu. Depois do referido concilio, o Código de Direito Canônico reformado não afirma se a moça ou senhora pode ou não usar o véu na Santa Missa. Entretanto, não foi retirado o costume, as moças e senhoras devem fazer uso deste belo costume. Muitas pensam que o véu foi abolido, mas como mostramos agora isso não é verdade. Muitíssimas mulheres piedosas usam em toda parte do mundo.

O uso do véu na Santa Missa além de ser um belo costume, é extremamente importante para manter a modéstia dentro da Igreja, e o devido respeito à presença do Senhor. Todas as moças deveriam usar ainda em toda Santa Missa, e também na hora da confissão.

O uso do véu na Igreja tem referência bíblica:

"Todo homem que ora ou profetiza com a cabeça coberta falta ao respeito ao seu senhor. E toda mulher que ora ou profetiza, não tendo coberta a cabeça, falta ao respeito ao seu senhor, porque é como se estivesse rapada. Se uma mulher não se cobre com um véu, então corte o cabelo. Ora, se é vergonhoso para a mulher ter os cabelos cortados ou a cabeça rapada, então que se cubra com um véu. Quanto ao homem, não deve cobrir sua cabeça, porque é imagem e esplendor de Deus; a mulher é o reflexo do homem. Com efeito, o homem não foi tirado da mulher, mas a mulher do homem; nem foi o homem criado para a mulher, mas sim a mulher para o homem. Por isso a mulher deve trazer o sinal da submissão sobre sua cabeça, por causa dos anjos. Com tudo isso, aos olhos do Senhor, nem o homem existe sem a mulher, nem a mulher sem o homem. Pois a mulher foi tirada do homem, porém o homem nasce da mulher, e ambos vêm de Deus. Julgai vós mesmos: é decente que uma mulher reze a Deus sem estar coberta com véu?" (I Cor 11, 4-13)

Como sabemos, nenhuma mulher precisa de autorização de sacerdotes para fazer uso do véu. O sacerdote que proíbe ou não permite o uso está em desacordo com os ensinamentos da Igreja e a tradição Católica. Portanto, a mulher católica deve usar o véu na missa. As meninas que passarem por este constrangimento sugiro que procurem uma outra paróquia, procurem uma Igreja que tenha uma verdadeira missa católica, ou seja, a Missa Tridentina e participe somente dela.

Ainda em respeito ao véu, ele deve ser usado em toda Santa Missa, e também na hora da confissão. Sempre na Presença de Jesus Eucarístico.

E quanto às cores dos véus?

Sempre foi tradição da Igreja no Brasil as moças solteiras usarem o véu branco, como sinal de pureza. E as casadas podem usar o véu preto. Porém não é regra estabelecida, nada impede que a casada por exemplo use um véu na cor cinza, ou bege (o branco para casadas não é adequado). Até mesmo cores como azul claro, ou rosa podem ser usados (sempre usando o bom senso e com cautela).

Há quem diga que o uso do véu na missa é uma atitude machista, nada mais falso e errado. Como dizem alguns padres, "tudo o que é sagrado a Igreja cobre com um véu". Ele nos ajuda a nos manter mais centradas sem olhar para o lado, e a assistir a Santa Missa com maior devoção.

O objetivo do véu é para nos escondermos, que nós não sejamos o centro, mas sim apenas o Senhor, aquele que tudo pode e nem o universo inteiro pode conter.

São Padre Pio de Pietrelcina é um santo recente e na porta da sua Igreja ele proibia as mulheres de entrarem mal vestidas na Igreja, ou sem o seu véu. Veja o cartaz fixado na porta da sua paróquia:

"A Igreja é a casa de Deus. É proibido para os homens entrar com os braços nus ou usando shorts. É proibido para as mulheres entrarem usando calças, sem um véu sobre sua cabeça, com roupas curtas, decotes baixos, roupas sem mangas ou vestidos imodestos."

Categorias: Catecismo da Igreja Católica, Começando a ser modesta, Etiqueta comportamental, Virtude da modéstia, Véus para a Santa Missa

Tags: santa missa, véu

Produtos recomendados:

Publicado em: 19 de outubro de 2019.

Compartilhe este artigo: