Blog da modéstia

Artigo
Procurar:
Mas o que é modéstia?

Mas o que é modéstia?

A modéstia católica está relacionada com o pudor, com as virtudes da humildade e da castidade. É o sentimento ou a virtude que leva a não expor demais o corpo, velando as partes mais provocantes para o sexo oposto, cobrindo a pele nua, preservando a própria pureza e a dos demais. Envolve não somente cobrir partes do corpo, como também obscurecer a sua forma, evitando roupas justas, por exemplo.

Assim, as mulheres são convidadas a partir da virtude da pureza cristã, acolher o convite da Igreja para purificar ambiente social. Portanto todos somos convidados a vestir-se discretamente para que as outras pessoas não sejam levadas a pecar.

Exercer o pudor preserva a sua intimidade para não mostrar aquilo que deve ficar escondido. O pudor é o guardião da castidade.

A Igreja espera dos católicos vestir-se modestamente, principalmente na Santa Missa e no sacramento da comunhão. O Catecismo da Igreja Católica no nº 1387 nos orienta sobre isso:

“Para se prepararem convenientemente para receber este sacramento, os fiéis devem observar o jejum prescrito na sua Igreja. A atitude corporal (gestos, traje) deve traduzir o respeito, a solenidade, a alegria deste momento em que Cristo se torna nosso hóspede.” (Catecismo da Igreja, nº 1387).

Nossa Senhora, em sua aparição em Fátima, citou a modéstia do vestuário:

“Virão umas modas que ofenderão muito a Nosso Senhor. As pessoas que servem a Deus não devem andar com as modas. A Igreja não tem modas. Nosso Senhor é sempre o mesmo.”

A Igreja condena o uso de roupas que exibem o corpo e faz dele um objeto. O Papa Pio XII declarou que as mulheres devem cobrir seus braços superiores e ombros, que suas saias devem ser abaixo do joelho, e o decote não deve revelar nada. Também espera-se dos homens vestirem-se modestamente. Não é nada modesto ir à Santa Missa de bermudas e camiseta regata.

A modéstia feminina é uma forma de imitar a modéstia perfeita de Nossa Senhora.

Categorias: Catecismo da Igreja Católica, Moda e modéstia, Modéstia do homem católico, Modéstia na prática, O que a Igreja diz sobre modéstia, Virtude da modéstia

Tags: modéstia, pudor

Produtos recomendados:

Publicado em: 5 de setembro de 2017.

Compartilhe este artigo: