Blog da modéstia

Artigo
Procurar:
Padre Pio sempre insistiu na modéstia

Padre Pio sempre insistiu na modéstia

Padre Pio não tolerava vestidos curtos, grandes decotes e saias justas. A cada ano a sua severidade aumentava. Ele teimosamente as mandava embora do seu confessionário, mesmo antes de pôr o pé dentro, se julgasse que elas estavam indevidamente vestidas. Em algumas manhãs, ele expulsou uma após a outra, até que ele acabou por ouvir muitas poucas confissões. Seus irmãos observaram estes drásticos expurgos com certo mal-estar e decidiram pregar uma placa na porta da igreja:

“Por desejo explícito do Padre Pio, a mulher deve entrar no confessionário vestindo saias pelo menos 20 centímetros abaixo do joelho. É proibido emprestar um vestido longo na igreja para usá-lo para a confissão.”

Evitemos o menor risco de ofender a Deus nesta área ou de ser uma ocasião de tentação para o nosso vizinho. Que as modas do mundo não sejam o modelo para o nosso vestuário, mas sim a Virgem Maria e os Santos. Vamos seguir os padrões de recato no vestuário e recordar as palavras de Nossa Senhora a Jacinta Marto, de Fátima:

“Os pecados que mais levam almas para o inferno são os pecados da carne. Hão de vir muitas modas que ofenderão muito a Nosso Senhor… As pessoas que servem a Deus não devem andar na moda. A Igreja não tem modas. Nosso Senhor é sempre o mesmo.”

Algumas vezes, quando o Padre Pio recusou-se a absolver seus penitentes e fechou a porta do pequeno confessionário em seus rostos, as pessoas iam censurá-lo perguntando por que ele agiu desta forma. “Vocês não sabem?”, ele perguntou e continuou “Que dor me custa fechar a porta a alguém! O Senhor tem me forçado a fazê-lo. Eu não chamo ninguém, nem recuso a ninguém também. Existe alguém que chama e que as recusa. Eu sou Sua ferramenta inútil.” [1]

Citação de uma das cartas do Padre Pio:

Há, além disso, três virtudes que aperfeiçoam a pessoa devota no que diz respeito ao controle dos seus próprios sentidos. Estas são: a modéstia, a continência e a castidade. Em virtude da modéstia a pessoa devota governa todos os seus atos exteriores. Com razão, então, São Paulo recomendou esta virtude a todos e declarou como é necessária, e como se isso não bastasse, ele considera que esta virtude deveria ser óbvia para todos.

Pela castidade, uma virtude que enobrece a nossa natureza e faz com que seja semelhante à dos Anjos, nós suprimimos a nossa sensualidade e a afastamos dos prazeres proibidos.

Este é o retrato magnífico da perfeição cristã. Feliz aquele que possui todas estas belas virtudes, todas elas frutos do Espírito Santo que habita dentro dele. Essa alma não tem nada a temer e brilhar no mundo como o sol no céu.” [2]

Uma mulher que vendia calças em sua loja de varejo em Vancouver foi se confessar na Itália com Padre Pio e sua absolvição foi recusada. Mas o que fez Padre Pio?

“Ele ordenou que ela voltasse para casa no Canadá e se livrasse de todo seu estoque, e não desse qualquer um dos itens para as pessoas que poderiam usá-los, e se ela quisesse sua absolvição, poderia voltar à Itália e recebê-la só depois que ela realizasse impiedosamente suas ordens.” [3]

O Santo Padre Pio tinha uma forte consciência dos perigos da falta de modéstia para as nossas almas imortais, e dos perigos da tentação para o nosso próximo.

Que as modas do mundo não sejam o modelo para o nosso vestuário, mas sim a Virgem Maria e os Santos.

Em San Giovanni Rotondo, o Padre Pio colocou este cartaz na porta igreja:

“A Igreja é a casa de Deus. É proibido para os homens entrar com os braços nus ou usando shorts. É proibido para as mulheres entrarem usando calças, sem um véu sobre sua cabeça, com roupas curtas, decotes baixos, roupas sem mangas ou vestidos imodestos.” [4]

Notas:

[1] Dorothy Gaudiose. “Prophet of the People“, pp. 191-2.

[2] Padre Pio. “Volume II – Letters. Correspondence with Raffaelina Cerase, Noblewoman” (1914-1915).

[3] Anne McGinn Cillis, Arrivederci. “Padre Pio, A Spiritual Daughter Remembers”.

[4] Bispo Bernard Fellay. “The Dignity of Women: The Misplaced Notions of Feminism”

Categorias: Começando a ser modesta, Moda e modéstia, O que a Igreja diz sobre modéstia, Padre Pio

Tags: modéstia, padre pio

Produtos recomendados:

Publicado em: 2 de setembro de 2017.

Compartilhe este artigo: