O que a Igreja diz sobre modéstia

24 artigos
Procurar:
A trama diabólica da moda

A trama diabólica da moda

Porém há “a moda”! dir-se-á. E, quando se pronuncia esta palavra, diz-se tudo. A moda é uma deusa, uma divindade à qual se sacrifica tudo! Por ela a pessoa torna-se escrava de um costureiro de fama; por ela, sacrifica os seus gostos, e veste-se de maneira excêntrica; por ela, vestidos luxuosos, berrantes, arriscados, extravagantes em excesso; por ela não cora de se parecer com as “virgens loucas”; por ela fecham-se os ouvidos aos…

Ler o artigo aqui…

O que a Irmã Lucia de Fátima escreveu sobre moda

O que a Irmã Lucia de Fátima escreveu sobre moda

“Serão introduzidas certas modas que ofenderão muito Nosso Senhor.” (Beata Jacinta de Fátima, 1917) Por que Deus vestiu Adão e Eva? Quem dera as roupas que as pessoas usam em nossos dias tivessem um toque de modéstia, o respeito pela dignidade humana, exibido por aqueles usados pelas mulheres da aldeia naqueles dias! Será bom para nos lembrar aqui que a Sagrada Escritura tem a dizer sobre este assunto: “O Senhor Deus fez para Adão e…

Ler o artigo aqui…

Para que servem as roupas?

Para que servem as roupas?

“Ora, os dois estavam nus, o homem e sua mulher, e não se envergonhavam” (Gn 2,25). Antes do pecado original, Adão e Eva gozavam de um dom chamado integridade. Por esse dom, os sentidos e os instintos estavam harmoniosamente submissos à razão. A visão do corpo do outro, mesmo de seus órgãos reprodutores, não era capaz de causar excitação, a menos que a vontade consentisse segundo a reta razão. Por isso, não havia necessidade de…

Ler o artigo aqui…

Nossa Senhora de Fátima na luta pela modéstia

Nossa Senhora de Fátima na luta pela modéstia

Por mais de vinte e cinco anos, o falecido Padre Bernard Kunkel, que morreu em 1969 e que era o pároco de Santa Cecília, em Bartelso, travou uma luta quase impossível pela pureza e modéstia. Até mesmo a roupa habitual era indecente. Aqui estão algumas das coisas que ele escreveu nas edições de 1969 da revista Divine Love e na edição de 1957 da Marylike Crusader: “Um dos fenômenos estranhos da história é o fato de que o Diabo…

Ler o artigo aqui…

Declarações sobre a modéstia no vestir

Declarações sobre a modéstia no vestir

Papa Bento XV em sua encíclica Sacra Propediem, de 6 de janeiro de 1921: “Não podemos deixar de condenar a cegueira de quantas mulheres de todas as idades e condição; feitas tontas pelo desejo de agradar, elas não vêem a que nível a indecência de suas vestes chocam a todo homem honesto, e ofendem a Deus. A maioria delas teria, em outras épocas, se envergonhado com esses estilos por grave falta contra a modéstia cristã; e já não…

Ler o artigo aqui…

O vestuário pode denegrir a pessoa

O vestuário pode denegrir a pessoa

Foi dito frequentemente que entre os seres vivos o homem é um dos mais fracos, um desses que são muito privados de proteção natural. Mas Deus lhe deu inteligência que o permite compensar essa deficiência pelo exercício da indústria. Depende então de vós completar, como quem diz, o trabalho do Criador, fornecendo a suas criaturas da mesma categoria a roupa da qual elas precisam. Cristo, fazendo um dia Seus discípulos admirarem o traje…

Ler o artigo aqui…

Cruzada pela pureza

Cruzada pela pureza

A Cruzada pela pureza é uma cruzada contra os que minam a moral cristã, contra os perigos que estão criando no fluxo tranquilo da boa moral no mundo, poderosas ondas de imoralidade que estão inundando todo o mundo e, envolvendo todas as classes sociais. Os incentivos à impureza, multiplicando-se continuamente envenenam as bases da vida. E ao mesmo tempo, a atitude indulgente, ou melhor, a atitude amorfa de uma parte cada vez maior da…

Ler o artigo aqui…

Como se vestir com modéstia seguindo as normas marianas

Como se vestir com modéstia seguindo as normas marianas

Ser mariana é ser modesta sem compromisso, é ser “como Maria”, a Mãe de Cristo. Para se vestir com modéstia, é necessário seguir algumas normas marianas: 1. Use saias, vestidos abaixo dos joelhos e blusas com mangas Os vestidos ou blusas marianas precisam ter mangas compridas ou, pelo menos, até ao cotovelo *, e as saias devem chegar abaixo dos joelhos. * Devido a condições de mercado impossíveis de alterar, as mangas curtas são…

Ler o artigo aqui…

Heroínas do pudor

Heroínas do pudor

Nós tivemos que fechar a porta desta casa paterna a algumas de nossas filhas – dizia Papa Pio XI, no Vaticano, a 4.000 moças que o foram visitar. Ajuntou que fez isso com pesar, porque de resto aquelas filhas eram boas. Faltava-lhes, porém, aquele sentimento que não pode ser diminuído na mulher, principalmente na mulher cristã. E agora, senhorita, a quem dás razão: à modista ou ao representante de Deus? Quem melhor entende dos valores…

Ler o artigo aqui…

Revelações de Jesus à Santa Ângela de Foligno

Revelações de Jesus à Santa Ângela de Foligno

A obra “Experiências, espirituais, revelações e consolações da Bem-Aventurada Ângela de Foligno” teve tal aceitação entre os teólogos que foi atribuído a ela o honroso título de “Mestra dos Teólogos”. Ela morreu em 1309 com 61 anos, consumida pela dor, pelos sofrimentos e penitências. Nele lemos as palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo dirigida a ela e a cada uma de nós que, infelizmente, viveu ou vive a…

Ler o artigo aqui…