Blog da modéstia

Artigo
Procurar:
O cuidado das mães com as crianças

O cuidado das mães com as crianças

A pureza da alma das crianças deve ser cuidada pela mãe com especialíssima dedicação, porque a pureza e a delicadeza interior são pressupostos do verdadeiro caráter. A pureza da alma infantil é como o cristal, e basta um só hálito para que perca seu brilho.

Por isso, põe especial atenção nos jogos das crianças, e procura evitar os excitantes da sensibilidade do filho e tudo quanto possa fazê-lo mole e sonhador.

Certas bebidas e comidas, a solidão, o excessivo comodismo nas posições etc., são prejudiciais. Na mesma ordem de ideias é preciso pôr em relevo, com insistência, esse fato do problema habitacional, que obriga a deitar as crianças na mesma cama. Deve ser evitado sempre que for possível.

Os pedagogos constataram o fato de que sessenta por cento das crianças atravessam, dos três para os seis anos de idade, uma grave crise moral. Pode acontecer que, nesses anos da infância, estejam pecando, à sua maneira, contra o sexto mandamento sem que os pais tenham a menor suspeita. O abraçar e beijar demasiado as crianças nem sempre é conveniente, e um bocado de aspereza não faz mal nenhum.

Oxalá todas as mães tenham o dom de educar os seus filhos na mais rigorosa moralidade e na mais delicada pureza!

Texto retirado do livro “A mãe”, pelo Cardeal Mindszenty, 3ª edição de 1959.

Categorias: Castidade e pudor, Devoção e vida interior, Educação dos filhos

Tags: filhas, modéstia, mães, pureza

Produtos recomendados:

Publicado em: 29 de agosto de 2017.

Compartilhe este artigo: