Blog da modéstia

Artigo
Procurar:
Reflexões para antes de dormir

Reflexões para antes de dormir

Talvez eu morra esta noite. Quem me assegura o contrário? Quantos que morreram im­previstamente em pecado, e do leito se precipitaram no Inferno? Quem sabe será esta para mim a última noite da minha vida? O que seria de ti, ó minha alma, se tal aconte­cesse? Em que estado de alma te encontras? Na Graça, ou, em pecado mortal? (Manual da Pia União das Filhas de Maria, ob. cit., Cap. IV, p. 144).

Será ele para ti, ó donzela, a lâmpada que ao principiar o dia te alumiará para segui­res até Deus, e a voz do Anjo da Guarda, que à noite te dirá: ‘foste fiel, descansa em paz, Deus está contente contigo’, ou talvez: ‘esquecestes os teus deve­res, pede perdão a Deus, des­cansa ainda em paz e amanhã os cumpre melhor’.

A irmã mais velha de Santa Teresinha, Maria Luísa Josefina (Soror Maria do Sagrado Coração), em sua infância e juventude, “sempre ciosa de sua liberdade, não lhe agradava a moda feminina da época; ficava irritada e chorava, até, quando a queriam vestida com esmero;… dizia ela, ‘todavia, nesse desprezo de toda faceirice devia haver orgulho secreto, pois, o orgulho se imiscui em toda parte, mesmo no que parece ser humilhante. Quando punha um vestido novo, isso era para mim um verdadeiro suplício’ (Circular da Madre Inez de Jesus)” (“A Madrinha de Santa Teresinha”, Prefácio, p. 11, Editora Vozes Ltda, 1942)

Categorias: Devoção e vida interior, Educação dos filhos, Modéstia interior, Regras da vida cristã, Virtudes da mulher católica

Tags: dormir, modéstia, noite, rezar

Produtos recomendados:

Publicado em: 9 de maio de 2019.

Compartilhe este artigo: