Jó, 11
1 Então respondendo Sofar de Naama, disse:
2 Porventura o que fala muito, não terá também de ouvir? Ou bastará a um homem ser grande falador para se justificar? A tua tagarelice calará os homens?
3 Depois de zombares dos outros, ninguém te há-de confundir?
4 Tu disseste (a Deus): "O que penso é verdadeiro, e eu estou limpo na tua presença."
5 Oxalá que Deus falasse contigo, e abrisse contigo os teus lábios,
6 para te descobrir os segredos da sua sabedoria, e a multiplicidade da sua lei, com o que conhecerias que te castigue muito menos do que merece a tua maldade.
7 Porventura alcançarás os caminhos de Deus, e conhecerás perfeitamente o Omnipotente?
8 Ele é mais alto do que o céu; que farás tu? Mais profundo do que o inferno; como conhecerás?
9 A sua medida é mais comprida que a terra, e mais larga que o mar.
10 Se ele acontecer, aprisionar e citar em juízo (o culpado), quem poderá impedi-lo?
11 Porque ele conhece os perversos, vê a iniquidade, sem que ela dê conta.
12 A' vista disto, mesmo um néscio entenderia, e um jumento andaria na razão.
13 Se voltares o teu coração para Deus, se ergueres a ele os teus braços,
14 Se lançares fora de ti a iniquidade, que está em tuas mãos, Se a injustiça não tiver aceitação na tua casa,
15 então poderás levantar o teu rosto sem mácula, serás estável (na virtude) e não temerás.
16 Então te esquecerás dos teus sofrimentos, lembrar-te-ás deles como de águas que passaram.
17 E se levantará para ti o futuro, brilhante como o meio-dia, as trevas se mudarão em aurora.
18 Terás confiança pela esperança (da vida eterna), que te será proposta, e, deitado, dormirás tranquilo.
19 Repousarás, e não haverá quem te amedronte, e muitos suplicarão a tua face.
20 Mas os olhos dos impios se consumirão; não lhes ficará refúgio (que os livre do castigo merecido), e a sua esperança será o último suspiro.
Notas:
Edição da bíblia traduzida da vulgata pelo Padre Manuel de Matos Soares, 1956. Recomenda-se ler a obra original com os comentários do padre Matos Soares em português.
Segundo o Catecismo, 5ª Parte, § 4º, podem ler-se as traduções em língua vulgar da Bíblia desde que sejam reconhecidas como fiéis pela Igreja Católica, e venham acompanhadas de explicações ou notas aprovadas pela mesma Igreja. A Igreja proíbe as Bíblias protestantes porque ou estão alteradas e contêm erros, ou porque, faltando-lhes a sua aprovação e as notas explicativas das passagens obscuras, podem causar dano à Fé. Por isso a Igreja proíbe também as traduções da Sagrada Escritura já aprovadas por Ela, mas reimpressas sem as explicações que a mesma Igreja aprovou. Sendo assim, é necessário também ler as notas explicativas da versão impressa da Bíblia do Padre Matos Soares, edição de 1956.
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