Bíblia online

Capítulos

II Samuel, 8
Procurar:
II Samuel

II Samuel, 8

1 Depois disto Davi derrotou os Filisteus e humilhou-os, tirando-lhes o mando da sua capital.

2 Derrotou também os Moabitas, e (os prisioneiros) mediu-os a cordel, fazendo-os deitar por terra: duas medidas de cordel para a morte e uma medida avantajada para a vida. E ficou Moab sujeito a Davi, pagando-lhe tributo.

3 Davi derrotou também Adadezer, filho de Roob, rei de Soba, quando marchou para estender os seus domínios até ao rio Eufrates.

4 Tendo-lhe Davi tomado mil e setecentos cavaleiros e vinte mil peões, cortou os jarretes a todos os cavalos dos carros; deles reservou somente (os precisos) para cem carros.

5 Vieram também os Sírios de Damasco, para darem socorro a Adadezer, rei de Soba, e Davi matou vinte e dois mil Sírios.

6 Davi pôs guarnição na Síria de Damasco, e a Síria foi submetida a Davi, ficando-lhe tributária. O Senhor guardou Davi em todas as expedições que fez.

7 Davi tomou as armas de ouro, que tinham os servos de Adadezer, e levou-as para Jerusalém.

8 De Bete e de Berot, cidades de Adadezer, Davi tomou uma grande quantidade de cobre.

9 Quando Tou, rei de Emat, ouviu dizer que Davi tinha quebrado todas as forças a Adadezer,

10 enviou Jorão, seu filho, ao rei Davi para o saudar, dando-lhe os parabéns, e para lhe dar graças por ter vencido e destroçado Adadezer, porque Tou era inimigo de Adadezer. (Jorão) levava na sua mão vasos de ouro, de prata e de cobre,

11 os quais o rei Davi consagrou também ao Senhor, com a prata e ouro, que lhe tinha consagrado do despojo de todas as nações que sujeitara,

12 da Síria e de Moab, dos filhos de Amon, dos Filisteus e de Amalec, com os despojos de Adadezer, filho de Roob, rei de Soba.

13 Adquiriu Davi grande fama, quando, na volta da conquista da Síria, matou dezoito mil homens no vale das Salinas.

14 Pôs na Idumeia guarnições, e toda a Idumeia ficou sujeita a Davi. O Senhor guardou Davi em todas as expedições que fez.

15 Reinou Davi sobre todo o Israel, e julgava também e administrava justiça a todo o seu povo.

16 Josafat, filho de Ailude, era seu cronista;

17 Sadoc, Joab, filho de Sarvia, era o general dos seus exércitos; filho de Aquitob, e Aquimeleque, filho de Abiatar, eram pontífices; Saraias era secretário;

18 Banaias, filho de Jojada, mandava nos Cereteus e Feleteus; e os filhos de Davi eram seus conselheiros íntimos.

Notas:

Edição da bíblia traduzida da vulgata pelo Padre Manuel de Matos Soares, 1956. Recomenda-se ler a obra original com os comentários do padre Matos Soares em português.

Segundo o Catecismo, 5ª Parte, § 4º, podem ler-se as traduções em língua vulgar da Bíblia desde que sejam reconhecidas como fiéis pela Igreja Católica, e venham acompanhadas de explicações ou notas aprovadas pela mesma Igreja. A Igreja proíbe as Bíblias protestantes porque ou estão alteradas e contêm erros, ou porque, faltando-lhes a sua aprovação e as notas explicativas das passagens obscuras, podem causar dano à Fé. Por isso a Igreja proíbe também as traduções da Sagrada Escritura já aprovadas por Ela, mas reimpressas sem as explicações que a mesma Igreja aprovou. Sendo assim, é necessário também ler as notas explicativas da versão impressa da Bíblia do Padre Matos Soares, edição de 1956.

Produtos recomendados:

Compartilhe este capítulo da bíblia: