
II Crônicas, 11
1 Roboão, de volta a Jerusalém, convocou toda a tribo de Judá e de Benjamim, cento e oitenta mil homens escolhidos e guerreiros, para pelejar contra Israel e trazê-lo para o seu domínio.
2 Todavia o Senhor dirigiu a sua palavra a Semeias, homem de Deus, dizendo:
3 Vai dizer a Roboão, filho de Salomão, rei de Judá, e a todo o Israel, que está na tribo de Judá e de Benjamim:
4 Eis o que diz o Senhor: Não marchareis, nem pelejareis contra vossos irmãos; cada um volte para sua casa, porque isto aconteceu por minha vontade. Eles, tendo ouvido a palavra do Senhor, voltaram para trás e não marcharam contra Jeroboão.
5 Roboão habitou em Jerusalém, e edificou várias cidades muradas em Judá.
6 Fortificou Belém, Etão, Tecué,
7 Betsur, Soco, Odolão,
8 Cet, Maresa, Zif,
9 Adurão, Laquis, Azeca,
10 Saraa, Aialon e Hebron, que estavam em Judá e Benjamim, todas cidades fortíssimas.
11 Tendo-as cercado de muros, pôs nelas governadores e armazéns de víveres, isto é, de azeite e de vinho,
12 Estabeleceu também em cada cidade um arsenal de escudos e de lanças e fortificou-as com sumo cuidado. Reinou sobre Judá e Benjamim.
13 Os sacerdotes e Levitas, que havia em todo o Israel, foram para ele de todas as suas residências,
14 deixando as suas terras e as suas propriedades, para irem habitar em Judá e Jerusalém, porque Jeroboão e seus filhos os tinham expulsado, a fim de não exercerem o sacerdócio do Senhor.
15 Jeroboão constituiu para si sacerdotes dos lugares altos, para culto dos bodes e touros (ídolos) que ele tinha mandado fazer.
16 Também de todas as tribos de Israel, todos aqueles que tinham resolvido em seu coração seguir o Senhor Deus de Israel, foram a Jerusalém, a fim de imolarem as suas vítimas na presença do Senhor Deus de seus pais.
17 Fortificaram o reino de Judá e consolidaram (no trono) a Roboão, filho de Salomão, durante três anos, porque somente três anos andaram no caminho de Davi e de Salomão.
18 Roboão casou com Maalat, filha de Jerimot, filho de Davi, e também com Abiail, filha de Eliab, filho de Isaí,
19 a qual lhe deu à luz Jeús, Somarias e Zoom.
20 Depois desta tomou também por mulher a Maaca, filha de Absalão, da qual teve Abia, Etai, Ziza e Salomit.
21 Roboão amou Maaca, filha de Absalão, mais que todas as mulheres, principais e secundárias. Ele teve dezoito esposas e sessenta mulheres de segunda ordem, e teve vinte e oito filhos e sessenta filhas.
22 Constituiu Abia, filho de Maaca, cabeça e príncipe sobre todos os seus irmãos, porque tinha o desígnio de o fazer rei.
23 Dispersou, hàbilmente, todos os filhos pelos territórios de Judá e de Benjamim, pelas suas cidades muradas, deu-lhes alimentos em grande abundância e arranjou-lhes muitas mulheres.
Notas:
Edição da bíblia traduzida da vulgata pelo Padre Manuel de Matos Soares, 1956. Recomenda-se ler a obra original com os comentários do padre Matos Soares em português.
Segundo o Catecismo, 5ª Parte, § 4º, podem ler-se as traduções em língua vulgar da Bíblia desde que sejam reconhecidas como fiéis pela Igreja Católica, e venham acompanhadas de explicações ou notas aprovadas pela mesma Igreja. A Igreja proíbe as Bíblias protestantes porque ou estão alteradas e contêm erros, ou porque, faltando-lhes a sua aprovação e as notas explicativas das passagens obscuras, podem causar dano à Fé. Por isso a Igreja proíbe também as traduções da Sagrada Escritura já aprovadas por Ela, mas reimpressas sem as explicações que a mesma Igreja aprovou. Sendo assim, é necessário também ler as notas explicativas da versão impressa da Bíblia do Padre Matos Soares, edição de 1956.
Produtos recomendados:
Compartilhe este capítulo da bíblia: