
I Crônicas, 23
1 Achando-se, pois, Davi velho, cheio de dias, constituiu rei sobre Israel a seu filho Salomão.
2 Reuniu todos os príncipes de Israel, e os sacerdotes e Levitas.
3 Foram contados os Levitas, de trinta anos para cima, e acharam-se trinta e oito mil homens.
4 Destes foram escolhidos e distribuídos vinte e quatro mil, para o ministério da casa do Senhor, seis mil para magistrados e juízes,
5 quatro mil porteiros e quatro mil para cantarem os louvores do Senhor ao som dos instrumentos que Davi tinha mandado fazer para o canto.
6 Davi distribuiu-os segundo as classes dos filhos de Levi, a saber: de Gerson, de Caat e de Merari.
7 Filhos de Gerson foram: Leedan e Semei.
8 Filhos de Leedan foram três: Jaiel o chefe, Zetan e Joel.
9 Filhos de Semei foram três: Salomit, Hosiel e Aran. Estes foram os chefes das famílias de Leedan.
10 Os filhos de Semei foram quatro: Leet, Ziza, Jaus e Baria; estes foram os filhos de Semei.
11 Entre eles Leet era o primeiro, Ziza o segundo; Jaus e Baria não tiveram muitos filhos, e, por isso, foram contados numa só família e numa só casa.
12 Os filhos de Caat foram quatro: Amrão, Isaar, Hebron e Oziel.
13 Filhos de Amrão: Aarão e Moisés. Aarão foi separado para servir no Santo dos Santos, ele e seus filhos perpetuamente, para oferecer incenso ao Senhor, segundo o seu rito, e para bem-dizer o seu nome para sempre.
14 Os filhos de Moisés, homem de Deus, também foram contados na tribo de Levi.
15 Filhos de Moisés: Gerson e Eliezer.
16 Filhos de Gerson: Subuel, o chefe.
17 O filho de Eliezer foi Roobia, o chefe. Eliezer não teve outros filhos, mas os filhos de Roobia multiplicaram-se muito.
18 Filhos de Isaar: Salomit, o chefe.
19 Filhos de Hebron: Jeriau, o primeiro; Amarias, o segundo; Jaaziel, o terceiro; Jecmaão, o quarto.
20 Filhos de Oziel: Mica o primeiro; Jesia, o segundo.
21 Filhos de Merari: Mooli e Musi. Filhos de Mooli: Eleazar e Cis.
22 Eleazar morreu, e não teve filhos, mas filhas; estas casaram com os filhos de Cis, seus irmãos.
23 Os filhos de Musi foram três: Mooli, Heder e Jerimot.
24 Estes são os filhos de Levi, segundo as suas parentelas e famílias, contados um por um, os quais exerciam por turnos as funções do ministério da casa do Senhor, desde os vinte anos para cima.
25 Davi disse: O Senhor Deus de Israel deu paz ao seu povo e habitação em Jerusalém para sempre.
26 Para o futuro, os levitas não terão mais que levar o tabernáculo e todos os vasos do seu ministério.
27 Foi segundo as últimas disposições de Davi, que se contou o número dos filhos de Levi, desde os vinte anos para cima.
28 Estavam sujeitos aos filhos de Aarão para o culto da casa do Senhor, nos vestíbulos, nas câmaras, no lugar da purificação, no santuário, e em todas as funções do ministério do templo do Senhor.
29 Além disso tinham a intendência sobre os pães da proposição, sobre o sacrifício da flor de farinha, sobre os pães ázimos, sobre o que se frita e se assa, e sobre todos os pesos e medidas.
30 Os Levitas deviam apresentar-se nela pela manhã a cantar os louvores do Senhor, e do mesmo modo à tarde,
31 tanto na oferenda dos holocaustos oferecidos ao Senhor, como nos dias de sábado e nos dias da lua nova e nas outras solenidades, conforme o número e as cerimônias de cada coisa, continuamente na presença do Senhor.
32 Deviam observar cuidadosamente as disposições que dizem respeito ao tabernáculo da reunião, ao culto do santuário e à obediência dos filhos de Aarão, seus irmãos, para exercerem as suas funções na casa do Senhor.
Notas:
Edição da bíblia traduzida da vulgata pelo Padre Manuel de Matos Soares, 1956. Recomenda-se ler a obra original com os comentários do padre Matos Soares em português.
Segundo o Catecismo, 5ª Parte, § 4º, podem ler-se as traduções em língua vulgar da Bíblia desde que sejam reconhecidas como fiéis pela Igreja Católica, e venham acompanhadas de explicações ou notas aprovadas pela mesma Igreja. A Igreja proíbe as Bíblias protestantes porque ou estão alteradas e contêm erros, ou porque, faltando-lhes a sua aprovação e as notas explicativas das passagens obscuras, podem causar dano à Fé. Por isso a Igreja proíbe também as traduções da Sagrada Escritura já aprovadas por Ela, mas reimpressas sem as explicações que a mesma Igreja aprovou. Sendo assim, é necessário também ler as notas explicativas da versão impressa da Bíblia do Padre Matos Soares, edição de 1956.
Produtos recomendados:
Compartilhe este capítulo da bíblia: