
Eclesiástico, 22
1 Ao preguiçoso é atirado lodo e todos falam dele com desprezo. Ao preguiçoso é atirado excremento de bois e todo o que o tocar sacudirá as mãos.
3 O filho mal educado é a vergonha do pai; a filha (semelhante) será pouco estimada.
4 A filha prudente será uma herança para seu marido, mas aquela, cujo procedimento envergonha, será a desonra de seu pai.
5 A mulher atrevida cobre de confusão seu pai e seu marido, e não será inferior aos ímpios: dum e doutro andará desprezada.
6 Um discurso fora de propósito é como a música em ocasião de luto; o castigo e a doutrina em todo o tempo (oportuno) são (empregados pela) sabedoria.
7 Aquele que ensina o insensato é como o que quer tornar a unir os cacos de um vaso quebrado.
8 O homem que se põe a contar alguma coisa ao que o não ouve, é como o que desperta o adormecido dum pesado sono.
9 Aquele que fala da sabedoria a um insensato, é como o que fala com um homem adormecido, o qual, no fim do discurso, dirá: Quem é este?
10 Chora sobre o morto porque lhe faltou a luz, e chora sobre o insensato, porque lhe falta o siso.
11 Chora pouco sobre o morto, porque ele entrou no descanso;
12 mas a vida criminosa do mau é pior que a morte.
13 O pranto sobre o morto dura sete dias. mas sobre o insensato e o ímpio dura toda a sua vida.
14 Não fales muito com o estulto, e não acompanhes com o insensato.
15 Guarda-te dele, para que não tenhas inquietações, e não serás contaminado com o seu pecado.
16 Desvia-te dele, e acharás descanso, e não te enfastiarás com a sua estultícia.
17 Que coisa haverá mais pesada do que o chumbo? E que outro nome se lhe pode dar melhor do que o de insensato?
18 A areia, o sal e qualquer massa de ferro, são mais fáceis de levar do que o imprudente, o insensato e o ímpio.
19 A travação de madeixa, bem ligada e disposta no alicerce do edifício, não se desunirá; assim, também, o coração firmado sobre um bem pensado conselho.
20 A resolução do homem sensato nunca enfraquecerá com o medo.
21 Assim como uma paliçada posta em lugares elevados e uma parede de pedregulho, sem argamassa, não podem resistir à violência do vento,
22 também o coração tímido, de pensamentos insensatos, não resistirá à violência do temor.
23 O coração do insensato, oscilante nos seus pensamentos, não temerá em tempo algum; assim também (por outro motivo) o que está sempre firme nos preceitos de Deus.
24 Aquele que pica o olho, faz sair dele lágrimas; o que pica o coração excita o sentimento.
25 Aquele que atira com uma pedra aos pássaros, fá-los fugir; assim também aquele que diz injúrias ao seu amigo, desfaz a amizade.
26 Ainda que tenhas arrancado a espada contra o teu amigo, não desesperes, porque o regresso é possível.
27 Ainda que tenhas dito ao teu amigo palavras contristadoras, não temas, porque a reconciliação é possível, excepto se se trata de afrontas, impropérios, orgulhoso desdém, revelação de segredo e golpes à traição: em todos estes casos fugirá de ti o amigo.
28 Permanece fiel ao teu amigo na sua pobreza, para que também te alegres com ele nas suas prosperidades.
29 Conserva-te fiel a ele no tempo da sua tribulação, para que tenhas parte com ele na sua herança.
30 O vapor e o fumo elevam-se da fornalha antes do fogo; assim também as injúrias, ultrajes e ameaças precedem a efusão de sangue.
31 Eu não me envergonharei de saudar o meu amigo, nem me esconderei da sua presença, e, se me vierem males por causa dele, sofrê-los-ei.
32 Mas toda a pessoa que souber isto se acautelará dele.
33 Quem porá uma guarda à minha boca, e um selo inviolável sobre os meus lábios, para que eu não caia por sua causa, e para que a minha língua me não perca?
Notas:
Edição da bíblia traduzida da vulgata pelo Padre Manuel de Matos Soares, 1956. Recomenda-se ler a obra original com os comentários do padre Matos Soares em português.
Segundo o Catecismo, 5ª Parte, § 4º, podem ler-se as traduções em língua vulgar da Bíblia desde que sejam reconhecidas como fiéis pela Igreja Católica, e venham acompanhadas de explicações ou notas aprovadas pela mesma Igreja. A Igreja proíbe as Bíblias protestantes porque ou estão alteradas e contêm erros, ou porque, faltando-lhes a sua aprovação e as notas explicativas das passagens obscuras, podem causar dano à Fé. Por isso a Igreja proíbe também as traduções da Sagrada Escritura já aprovadas por Ela, mas reimpressas sem as explicações que a mesma Igreja aprovou. Sendo assim, é necessário também ler as notas explicativas da versão impressa da Bíblia do Padre Matos Soares, edição de 1956.
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