São Pacômio
São Pacômio é o primeiro organizador da vida monástica. Nasceu no ano de 292 na Tebaida, no Egito. Os pais eram pagãos e deram ao filho uma educação, como outra não era de esperar-se: pagã e cheia de superstições. Pacômio, porém, desde menino mostrou grande aversão à idolatria, e aos respectivos usos culturais. Mais de uma vez perturbou as sessões do oráculo, tanto que os espíritos se negaram a dar sentença, enquanto Pacômio…
São Pancrácio
Tudo que pode haver de edificante na vida de um jovem, é encontrado na de S. Pancrácio, um dos mais gloriosos mártires do século quarto, Natural de Symnado, na Frígia, era filho de pais nobres e ricos. O pai, que durante muitos anos ocupava altas e honrosas posições no governo de Diocleciano, que muito o estimava e com sua amizade pessoal o distinguia, dando preferência à sua fé em Jesus Cristo, pagou esta fidelidade com o martírio.…
São Panfilo
Grande é o valor da ciência, quando tem por objeto a glória de Deus. Foi este o intuito de S. Panfilo, quando se dedicou ao estudo das ciências. Panfilo, natural de Berito, na Fenícia, era filho de pais ricos e considerados. Tendo feito o estudo de ciências que ensinavam nas escolas daquele país, ocupou altas posições no serviço do Estado. Uma vez que conheceu Jesus Cristo, toda a atenção se lhe dirigiu para a própria salvação.…
São Pascoal Bailão
São Pascoal Bailão, Irmão da Ordem de S. Francisco de Assis, era de origem espanhola e nasceu em Valença, na festa de Pentecostes do ano de 1540. Os pais, pobres camponeses, muito se distinguiam pela piedade e virtude cristã. Se a pobreza não lhes permitia dar ao filho excelentes mestres, que o instruíssem nas ciências, não lhe deixaram faltar o que para o homem é ainda mais necessário e que eles mesmos lhes podiam proporcionar: uma…
São Patrício
S. Patrício é o Apóstolo da Irlanda. Cheio de dor e arrependimento, falava São Patrício de sua infância, dizendo que só com dezesseis anos chegou a conhecer Deus. Nesta idade caiu, com a família toda em poder de invasores irlandeses. Bem pouco se sabe da sua vida. Quando uns dizem que nasceu em Kilpatrik, na Inglaterra, filho do Senador Calpornio, outros afirmam que sua pátria era Boulogne-sur-mer. Seis anos passou São Patrício na…
São Pedro Canísio
Pedro Canísio, nasceu no ano de 1521, em Nimwegen, no ducado de Geldern. O pal era conselheiro e preceptor dos filhos de Lorena. A mãe era uma senhora distinta, de grande virtude e santidade. Como geralmente acontece a menino: chamados por Deus ao seu santo serviço, também Pedro Canísio se distinguiu entre os companheiros pela piedade, pureza e amor ao estudo. Menino ainda, passava horas inteiras ao pé do Crucifixo e durante a noite se…
São Pedro Celestino
Pedro Celestino, eremita, fundador e Papa, nasceu em 1221 em Isenia, na província de Apulia. Tendo apenas seis anos de idade, disse à mãe: "Mamãe, quero ser um bom servo de Deus". Fielmente cumpriu esta palavra, como se fosse uma promessa feita ao Altíssimo. Apenas tinha terminado os estudos, quando se retirou para um ermo, onde viveu dez anos. Decorrido este tempo, ordenou-se em Roma e entrou na Ordem Beneditina. Com licença do Abade,…
São Pedro Luís Maria Chanel
Filho de pais piedosos, S. Pedro Luís Maria Chanel nasceu em julho do ano de 1803 em Cuet, diocese de Belley (França). Já menino dava demonstrações de piedade e era devotíssimo a Nossa Senhora. Edificava a todos pela prática das virtudes de humildade, mansidão, paciência e caridade. "Amar a Maria Santíssima e torná-la amada", era o seu mais fervoroso voto e o programa dos anos de preparação ao sacerdócio. Ordenado sacerdote,…
São Pedro de Verona
Pedro nasceu em Verona no ano de 1205, sendo filho de pais maniqueus. Não havendo em Verona outra escola senão a católica, os pais confiaram-no a mestres católicos que além de conhecimentos profanos, lhe ensinaram a doutrina católica. Pedro, desde menino, teve uma grande aversão contra a heresia, negando-se até a brincar com meninos hereges. Tendo sete anos, ao sair da escola, se encontrou com um primo maniqueu, o qual lhe perguntou o…
São Pio V
Pio V nasceu em 1504 em Bosco, Itália, de nobre família Ghislieri. No santo Batismo deram ao filho o nome de Miguel. Menino ainda, deu Miguel indício de vocação sacerdotal, distinguindo-se sempre por uma piedade pouco vulgar. Seguindo sua inclinação, entrou na Ordem de S. Domingos, na qual ocupou diversos cargos de Superior. Igualmente distinto em santidade como em ciência, foi Miguel nomeado inquisidor, cargo este que desempenhou com…