São Fernando III
São Fernando, filho do rei Afonso de Leão, na Espanha, nasceu em 1198 e recebeu uma educação aprimorada de sua mãe Berenguela, irmã da rainha Branca de França. Quando tinha onze anos, por intercessão da Santíssima Virgem, sarou de uma grave doença. Com dezoito anos subiu ao trono de Castela. Aconselhado pela mãe, a quem sempre teve grande respeito, casou-se em 1219 com Beatriz, filha do imperador Felipe da Suábia. Escrupuloso na…
São Fidelis de Sigmaringa
S. Fidelis nasceu no ano de 1577 em Sigmaringa, cidade do ducado de Hohenzollern. Filho de João Roy e Genoveva Rosenberg, cedo perdeu os pais. Os belos talentos do menino levaram o tutor a mandá-lo a Friburgo, em Brisgau, onde fez todos os estudos e recebeu o grau de doutor em filosofia e Direito Canônico. Desde pequeno Fidelis era muito piedoso e inclinado à vida austera, tanto que se abstinha do vinho e usava constantemente o cilício. Os…
São Filipe Neri
Poucos são os Santos da Igreja privilegiados como São Filipe Neri. Filho de pais nobres e piedosos, Filipe nasceu em 1515, na cidade de Florença. De boa índole, de modos afáveis e inclinação à oração mereceram ao menino de 5 anos o apelido de "o bom Filipe". Um incêndio destruiu grande parte da fortuna dos pais, e Filipe passou a morar com um primo que era negociante riquíssimo em S. Germano. Este primo prometeu-lhe estabelecê-lo…
São Francisco Regis
São Francisco Regis, oriundo de pequena aldeia da França, nasceu em 31 de janeiro de 1597. O amor às coisas de Deus, as práticas de piedade à que já na infância se entregava, e principalmente o horror ao menor pecado, tudo isto eram sinais indubitáveis de uma vocação para coisas superiores e grande santidade. Estudante ainda num colégio dirigido por sacerdotes da Companhia de Jesus, formou com os melhores elementos entre os colegas,…
São Francisco de Paula
A cidade de Paula, na Calábria, foi o berço do nosso Santo, que nasceu em 1416, filho de pais pobres, mas trabalhadores e piedosos. Francisco foi o fruto de muitas orações do bom casal, o qual, no desejo ardente de ter um filho, fez um voto a S. Francisco de Assis, de dedicar o primogênito ao serviço de Deus. Gratos por ver satisfeito o seu justo desejo, deram ao menino o nome de Francisco e, vendo nele um presente do céu, envidaram todos…
São Félix de Cantalício
Era o encargo do capuchinho Frei Félix pedir esmolas para o convento S. Boaventura em Roma. Dia por dia passava ele pelas ruas da cidade eterna. Todos o veneravam. Príncipes e Cardeais cumprimentavam-no respeitosamente, e onde quer que estivesse, o povo o procurava como a um grande santo. De fato, a Igreja inseriu-lhe o nome no catálogo oficial dos Santos. Que fez este pobre frade, para merecer as honras dos altares? Bom é o ator que…