Santos

Letra inicial

Santos de dezembro

13 santos
Procurar:
A Realeza de Maria Santíssima

A Realeza de Maria Santíssima

Há já alguns anos que se propôs aos crentes da Igreja católica o título duma nova festa de Nossa Senhora: a sua Realeza. Com efeito, Nossa Senhora, verdadeira Mãe de Jesus Cristo, Rei do Universo é por direito, também Rainha do Céu e da Terra! A liturgia sagrada já invoca a Mãe de Deus com os títulos de Rainha dos Anjos, dos Patriarcas, dos Profetas, dos Apóstolos, dos Mártires, dos Confessores, das Virgens, de todos os Santos,…

Ler o artigo aqui…

Maria Santíssima

Maria Santíssima

A Festa de Nossa Senhora Auxiliadora é de data recente. Instituída por Pio VII, pelo Decreto de 16 de setembro de 1816, é mais uma confirmação brilhante da memorável profecia da Mãe de Jesus: "Eis que me chamarão bem-aventurada todas as gerações. (Lc. 1). Instituindo esta festa, a Igreja com isto tencionou: 1º) comemorar um dos acontecimentos mais notáveis da história do cristianismo, em que Maria de um modo tão patente mostrou o…

Ler o artigo aqui…

Maria Santíssima

Maria Santíssima

"Beatam me dicent omnes generationes..." Conta hoje dezenove séculos a História Mariana. E ao lançarmos um olhar restrospectivo sobre este grande lapso de tempo, vemos em grandiosos quadros como a História dos povos gravita em torno da profecia da humilde Virgem. Calvário, Éfeso, Rosário, Lepanto, Pio VII, Dogma da Imaculada, Lourdes, Fátima, nomes todos estes que lembram um passado de fatos e vitórias dos quais depende a sorte da…

Ler o artigo aqui…

Santa Madalena Sofia Barat

Santa Madalena Sofia Barat

Jacques Barat e Madaleine Foufé eram esposos exemplares, que souberam transmitir suas admiráveis virtudes cristãs a seus filhos Louis, Maria Luiza e Madalena Sofia. O pai, além de viticultor era proprietário de uma pequena oficina de tonelaria em Ivigny, na Borgonha. Um violento incêndio na casa vizinha, na noite de 12 para 13 de dezembro de 1779 provocou o nascimento prematuro da última filha, Madalena Sofia, pondo em perigo a vida da…

Ler o artigo aqui…

Santa Maria Eufrásia Pelletier

Santa Maria Eufrásia Pelletier

Filha de pais muito piedosos, nasceu na ilha de Noirmoutier, na Vendea, aos 31 de julho de 1796, durante o terrível período da Revolução Francesa. No batismo recebeu o nome de Rosa Virgínia. Possuía todas as qualidades naturais, para se tornar uma figura eminente, uma grande mulher, um personagem de primeira ordem. De natureza viva e alegre, inteligente e amável, generosa e caridosa, dispunha de uma vontade reta, resoluta e enérgica.…

Ler o artigo aqui…

Santa Maria do Egito

Santa Maria do Egito

Maria, antes grande pecadora, depois grande penitente e como tal venerada na Igreja Cristã era natural do Egito. Nada se lhe sabe da origem e da educação que recebera. Nas próprias confissões da Santa consta que, tendo apenas 12 anos, ou fosse impelida por uma paixão desenfreada, ou fosse dando ouvidos a vozes sedutoras, fugiu da casa paterna, para a cidade de Alexandria. Lá entregou-se a uma vida sem regra. De uma beleza não comum, como…

Ler o artigo aqui…

Santa Mônica

Santa Mônica

A Santa viúva Mônica, cuja festa hoje a Igreja celebra, nasceu em 332. Os pais, pessoas piedosas, confiaram-lhe a educação a uma senhora virtuosíssima, ligada à família por íntima amizade. Embora branda e suave no modo de educar a menina, com firmeza aplicou os princípios da pedagogia cristã, acostumando a educanda às práticas de uma mortificação prudente e moderada. Regra, cuja observação exigia, e que por Mônica era fielmente…

Ler o artigo aqui…

Sta. Maria Madalena de Pazzi

Sta. Maria Madalena de Pazzi

Santa Maria Madalena de Pazzi, filha de pais ilustres, modelo perfeito de virtude e santidade, nasceu em Florença no ano de 1566. No batismo foi chamada Catarina, nome que no dia da entrada para o convento foi mudado para Maria Madalena. É uma das eleitas do Senhor, que desde a mais tenra infância dera indícios indubitáveis de futura santidade. Menina ainda, achava maior prazer nas visitas à Igreja ou na leitura da vida dos Santos. Apenas…

Ler o artigo aqui…

São Macário

São Macário

S. Macário, cuja festa a Igreja hoje celebra, é natural da Armênia, e filho de pais cristãos e distintíssimos. O nome Macário veio-lhe do Bispo de Antioquia, seu padrinho de batismo. Já na infância deu indícios inequívocos de talento extraordinário para o estudo. Não lhe sendo inferior a aplicação ao talento, em poucos anos fez progressos admiráveis nas ciências. Não menos louvável foi o adiantamento nas virtudes. Eram…

Ler o artigo aqui…

São Macário de Alexandria

São Macário de Alexandria

O Martirológio romano menciona no mês de janeiro dois Santos de nome Macário. O Santo, cuja memória hoje se celebra, é Macário de Alexandria, o mais moço. Filho de pais pobres, até a idade de trinta anos trabalhou num engenho de açúcar, para ganhar o sustento. Depois retirou-se para o deserto do Egito, onde levou uma vida de penitência e mortificação, durante o espaço de sete anos. No tempo da quaresma redobrava as austeridades,…

Ler o artigo aqui…

Assuntos