Quando a decência cristã está presente, o vestido de alguém é “o adorno digno da pessoa com cuja beleza ela se mistura como num único triunfo de dignidade admirável”.
Durante 2000 anos, as mulheres católicas cobriam a cabeça com um véu antes de entrar na Igreja ou sempre que estavam na presença do Santíssimo Sacramento. O Código de Direito Canônico de 1917, no cânon 1262, obriga as mulheres a cobrir a cabeça “especialmente quando se aproximam da mesa sagrada”.
A nobreza e a liberdade da alma dão ao olhar da criança inocente tal encanto, que os maiores pintores do mundo, quando querem representar os anjos – portanto, uma beleza sobrenatural – lhes dão fisionomias infantis.…
Uma mulher, que entra na Igreja com um traje espaventoso atrai todos os olhares, e queira Deus não atraia também os corações, arrebatando ao Senhor as devidas adorações. Não é preciso excitar estas pessoas a assistir…
“Talvez eu morra esta noite. Quem me assegura o contrário? Quantos que morreram imprevistamente em pecado, e do leito se precipitaram no Inferno? Quem sabe será esta para mim a última noite da minha vida? O que seria…