Da Epifania do Senhor
Capítulo 4
20. Que festa é a Epifania do Senhor?
A Epifania é a festa instituída para celebrar a lembrança de três grandes mistérios, dos quais o primeiro e principal é a adoração dos Magos; o segundo é o Batismo de Jesus Cristo; o terceiro é o seu primeiro milagre nas bodas de Caná, na Galiléia.
21. Por que se chama Epifania a festa da adoração dos Magos, do Batismo de Jesus Cristo e do seu primeiro milagre?
Chama-se Epifania, que quer dizer aparição ou manifestação, a festa da adoração dos Magos, do Batismo de Jesus Cristo e do seu primeiro milagre, porque nestes mistérios se manifestou claramente aos homens a glória de Jesus Cristo.
22. Quem eram os Magos?
Os Magos eram personagens importantes do Oriente, que se dedicavam ao estudo da sabedoria.
23. Por que vieram os Magos adorar Jesus Cristo?
Os Magos vieram adorar Jesus Cristo porque, tendo aparecido uma nova estrela, conheceram, por inspiração divina, que ela indicava o Nascimento do Rei dos judeus, Salvador dos homens.
24. Em que lugar vieram os Magos adorar a Jesus Cristo?
Os Magos vieram adorar a Jesus Cristo em Belém.
25. Como souberam os Magos que Jesus Cristo nascera em Belém?
Os Magos foram a Jerusalém, capital da Judéia, onde estava o templo santo de Deus, e ali souberam dos sacerdotes que, segundo as profecias, o Messias devia nascer em Belém.
26. Depois que os Magos saíram de Jerusalém, quem os guiou a Belém?
Depois que os Magos saíram de Jerusalém, guiou-os a mesma estrela que já tinham visto no Oriente. Ela caminhou diante deles, e não parou enquanto não chegaram ao lugar em que estava o Deus Menino.
27. Que fizeram os Magos quando encontraram a Jesus Cristo?
Os Magos, quando encontraram a Jesus Cristo, adoraram-No e ofereceram-Lhe ouro, incenso e mirra, reconhecendo-O desta maneira como verdadeiro Rei, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem.
28. Que devemos fazer para celebrar dignamente a solenidade da Epifania, segundo o espírito da Igreja?
Para celebrar dignamente a solenidade da Epifania segundo o espírito da Igreja, devemos fazer quatro coisas:
1ª reconhecer na vocação dos Magos, que foram os primeiros gentios chamados ao conhecimento de Jesus Cristo, as primícias da nossa vocação à Fé, e dar graças a Nosso Senhor por nos ter feito cristãos;
2ª pedir a Deus que estenda o grande dom da Fé àqueles que não a têm;
3ª excitar-nos ao amor de Jesus Cristo, e tomar a resolução de seguir prontamente as inspirações divinas;
4ª oferecer-Lhe, a exemplo dos Magos, algum tributo da nossa devoção, com a prática da esmola, da oração e da mortificação cristã.
Produtos recomendados:
-
Véu off-white oval Santa… Véu médio oval off-white para a Santa Missa, confeccionado com tule todo bordado, textura delicada e bom caimento.Barra do véu com… Véu médio oval off-white para a Santa Missa, confeccionado com tule… R$ 89,00
-
Vida e Milagres de São Bento Quando São Bento faleceu, no ano de 547, sua obra gloriosa e fecunda apenas estava começando. O grande Patriarca dos Monges do Ocidente… Quando São Bento faleceu, no ano de 547, sua obra gloriosa e fecunda…
R$ 29,0022,00 -
Vestido longo serena Vestido modesto longo franzido, com uma camada. Em tecido leve, preto com flores miúdas. Possui zíper nas costas. Está disponível nos… Vestido modesto longo franzido, com uma camada. Em tecido leve, preto… R$ 169,00
Leia também o próximo estudo:
Compartilhe este estudo:



