Santíssimo Nome de Jesus
A devoção ao Santo Nome de Jesus oferece um remédio facílimo para todos os males que nos ameaçam: é a mais fácil e mais curta oração. A mais ocupada pessoa pode repeti-la, sem dificuldade, cem e mil vezes no dia: Jesus, Jesus, Jesus.
A devoção ao Santíssimo Nome de Jesus
“Deram-lhe o nome de Jesus” (Lc 2, 21)
Ainda que seja inefável o nome santíssimo de Jesus que foi imposto na Circuncisão a Cristo Senhor, Redentor do gênero humano, todavia para não nos calarmos completamente em tão grande solenidade, alguma coisa apresentaremos em louvor e glória de tão grande nome, diante do qual “todo o joelho se dobra nos Céus, na Terra e nos Infernos” (Fil 2, 10). Porque tão grande é a consolação da alma que se alegra em Cristo, que a pobreza se torna como riquezas, a aspereza como delícias e a vileza como honras, e pelo seu nome todos os suplícios se fazem para eles doces.
Na verdade, diz-se por causa deste nome: “Saíram da sala do Sinédrio cheios de alegria por terem sido considerados dignos de sofrer vexames por causa do nome de Jesus” (Act 5, 41). Portanto, se mergulha na tua mente o negrume da tristeza, se está eminente uma grave e violenta tempestade, se as costas do mar ribombam com terrível e honroso mugido, se são batidas as praias do oceano, e se também a nau está invadida pelas ondas, invoca Jesus, que se julga estar a dormir nas navios, mas é um Jesus que nem dorme nem dormita; e com toda a fé diz-lhe: “Levanta-te, Senhor Jesus”.
Ó nome de Jesus exaltado acima de todo o nome, oh gozo dos Anjos, oh alegria dos justos, oh pavor dos condenados: em Vós está a esperança de qualquer perdão, em Vós toda a esperança da indulgência, em Vós toda a expectativa de glória.
Ó nome dulcíssimo, Vós dais o perdão aos pecadores, renovais os costumes, encheis os corações de doçura divina. Ó nome desejável, nome admirável, nome venerável, Vós, nome de rei Jesus, assim levantais ao mais alto dos céus os espíritos, que todos os que principiam a ter devoção a este nome, graças a ele encontram a glória e a salvação, por Jesus Cristo nosso Senhor.
São Bernardino de Sena, grande promotor da devoção ao Santíssimo Nome de Jesus.
A invocação do Nome de Jesus
A devota invocação do Santíssimo Nome de Jesus equivale a uma oração inteira. Com esse nome os Apóstolos fizeram estupendos milagres, os mártires triunfaram, os confessores venceram as carícias do mundo, fracas virgens tornaram-se fortes e insuperáveis. “Tudo que pedirdes ao Pai em meu nome, vo-lo fará.” Tens esta confiança? Como a Igreja, termina todas as tuas orações: por Nosso Senhor jesus Cristo: chama por Jesus em horas de tristeza e de alegria, de consolo e de tentação. Seja-te familiar esta invocação na vida e o será na morte.
O divino Infante recebeu seu honroso nome, ao incorporar-se humildemente, pela circuncisão, no número dos pecadores. Admira e imita-lhe a humildade. Escuta a tua voz: “Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração.” E tu, que és?
Jesus recebeu seu Santo Nome, ao sujeitar-se à lei da qual, como legislador, estava isento. Tu deves obediência a Deus e a seus representantes. És, a esse respeito, verdadeiro irmão de Jesus? O bendito Nome de Jesus é para Ele também a recompensa do primeiro e doloroso derramamento de sangue na circuncisão. O discípulo não é superior ao seu mestre.
Foges à cruz ou a abraças?
O amor de Deus é verificado pelos sofrimentos.
Breves meditações para todos os dias do ano, Frei Pedro Sinzig, OFM, Quarta Edição, 1921.
O nome mais Santo
“Dar-lhe-ás o nome de Jesus.” Tão santo é o nome do Salvador que ante Ele “se dobram os joelhos dos que estão nos céus, na terra e nos infernos.” A Igreja ordenou a seus ministros se descobrirem, e inclinarem a cabeça ao pronunciarem tão venerado nome. Qual o respeito em que tens este santo nome?
É sem mérito próprio que filhos herdam um grande nome paterno. Jesus, porém, mereceu esse nome que significa “Salvador”, porque com amor infinito se deu em sacrifício por ti: de modo cruento sob o cutelo no Templo e, mais tarde, no lenho da cruz; e de modo incruento no sacrifício da missa.
Teu nome mais dignificante e belo é o de cristão. Deste nome podes e deves gloriar-se; dele mostra-te digno filho de Deus, tens a dita e a distinção inefável de ser irmão de Jesus. Seus inimigos, os pecados, devem ser os teus; suas virtudes, as tuas. Só assim Ele te confessará perante seu Pai que está no céu. Segue-o ao Calvário, e segui-lo-ás em sua glória.
Festa do Santíssimo Nome de Jesus
Vocatum est nomen eius Jesus, quod vocatum est ab Angelo, priusquam in utero conciperetur – “Foi-lhe posto o nome de Jesus, como o havia chamado o Anjo, antes de concebido” (Lc 2, 21)
O divino Nome de Jesus é comparado pelo Espírito Santo com azeite, porque, assim como o azeite dá luz, alimenta e cura, assim o Nome de Jesus é luz para o espírito, alimento para o coração, medicina para a alma. Felizes de nós se formos sempre devotos deste grande Nome, e, juntamente com os de Maria e José, o tivermos frequentes vezes nos lábios, especialmente no tempo das tentações! Quem jamais se perdeu tendo invocado estes santíssimos Nomes na tentação?
O Nome de Jesus é um nome divino, anunciado a Maria da parte de Deus por São Gabriel:
Et vocabis nomen eius Jesum [1] – “Pôr-lhe-ás o nome de Jesus”
Por isso foi chamado nome acima de todo outro nome [2], no qual só se acha a salvação: in quo oportet nos salvos fieri [3]. – Este grande nome é comparado pelo Espírito Santo com azeite:
Oleum effusum nomen tuum [4] – “O teu nome é como azeite derramado”
E com razão, diz São Bernardo; pois, assim o nome de Jesus é luz para o espírito, alimento para o coração e medicina para a alma.
É luz para o espírito. Com este nome converteu-se o mundo das trevas da idolatria para a luz da fé. Nós que nascemos em regiões onde antes da vinda de Cristo todos os nossos antepassados eram pagãos, todos nós o seríamos igualmente se o Messias não tivesse vindo para nos iluminar. Como devemos, portanto, agradecer a Jesus Cristo o dom da fé! O que seria de nós, se tivéssemos nascido na Ásia ou na África, entre os idólatras?
“Quem não crer, será condenado” – Qui non crediret, condemnabitur [5]
E assim, segundo todas as possibilidades, nós também havíamos de nos perder.
Em segundo lugar, o nome de Jesus é um alimento, que nutre os nossos corações. E de fato, porque este nome nos recorda o que Jesus tem feito para a nossa salvação. Por isso este nome nos consola nas tribulações, fortalece-nos para seguirmos o caminho da salvação, anima-nos nas desconfianças, e abrasa-nos em amor pela recordação de que o nosso Redentor tem padecido para nos salvar.
Finalmente este nome é medicina para a alma, porquanto nos torna fortes contra as tentações dos nossos inimigos. O inferno treme e foge ao ouvir a invocação deste santo Nome, segundo nos afirma o Apóstolo:
In nomine Iesu omne genu flectatur, coelestium, terrestrium et infernorum [6] – “Ao nome de Jesus dobre-se todo o joelho no céu, na terra e nos infernos”
Quem jamais se perdeu, depois de ter invocado nas tentações o nome de Jesus? Perde-se quem não chama Jesus em seu auxílio, ou deixa de invocá-lo quando a tentação continua [7].
Ó meu Jesus, se eu Vos tivera sempre invocado, nunca teria sido vencido pelo demônio. Perdi miseravelmente a vossa graça, porque nas tentações me descuidei de Vos chamar em meu auxílio. Ponho toda a minha esperança em vosso santo Nome: Omnia possum in eo qui me confortat [8] – “Tudo posso naquele que me fortalece”. Gravai, ó meu Salvador, gravai em meu pobre coração o vosso poderosíssimo Nome, afim de que, tendo-o sempre também na boca invocando-o em todas as tentações, que o inferno me prepara afim de me ver novamente seu escravo e separado de Vós. Em vosso nome acharei todo o bem. Nas aflições ele me consolará, pela lembrança que Vós tendes estado muito mais aflito por meu amor. Na desconfiança que me vier por causa dos meus pecados, animar-me-á, lembrando-me que viestes ao mundo exatamente para salvar os pecadores. Nas tentações o vosso nome me dará força, porque me recordará que Vós sois mais poderoso para me ajudar do que o inferno para me vencer; finalmente na minha frieza em vosso amor, o vosso nome restituir-me-á o fervor pela recordação do amor que me tendes tido.
Amo-Vos, ó meu Jesus; Vós sois, e como espero, sereis sempre o meu único amor. Ó Jesus meu, eu Vos dou todo o meu coração, só a Vós quero amar, e quero invocar-Vos o mais frequentemente possível. Quero morrer com o vosso nome nos lábios, porque é nome de esperança, nome de salvação, nome de amor.
Ó Maria, se me tendes amor, eis aí a graça que me deveis impetrar: fazei com que eu invoque sempre o vosso nome, o de vosso filho e o de vosso castíssimo Esposo. Fazei que os vossos nomes dulcíssimos sejam a respiração de minha alma, e que sempre repita em vida, para depois repeti-lo na morte: Jesus e Maria, ajudai-me; Jesus e Maria, eu Vos amo! ✠ Jesus, José e Maria, fazei que a minha alma expire em paz na vossa companhia [9].
Ó Pai Eterno, que constituístes a vosso Filho unigênito Salvador do gênero humano, e mandastes se lhe desse o nome de Jesus: concedei benigno que, venerando na terra seu santo nome, gozemos também de sua divina presença no céu. Fazei-o pelo amor do mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor. [10]
[1] Lc 1, 31.
[2] Fl 2, 9.
[3] At 4, 12.
[4] Ct 1, 2.
[5] Mc 16, 16.
[6] Fl 2, 10.
[7] 25 dias de indulgências para quem invoca o nome de Jesus e de Maria.
[8] Fl 4, 13.
[9] Indulgência de 300 dias, cada vez.
[10] Or. fest.
Santo Afonso Maria de Ligório. Meditações: Para todos os dias e festas do ano. Tomo III.
Ladainha do Santíssimo Nome de Jesus
Janeiro é o mês dedicado ao Santíssimo Nome de Jesus. A Ladainha do Santíssimo Nome de Jesus foi composta no séc. XV por S. João de Capistrano (1386-1456) e por S. Bernardino de Sena (1380-1444). Foi aprovada para uso privado pelo Papa Sisto V em 1585. A forma presente foi aprovada para uso local pelo Papa Pio IX em 1862. O Papa Leão XIII, em 1866, aprovou o seu uso público para a Igreja Universal. Quem a recitar poderá receber indulgência parcial.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Pai Celeste que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho, redentor do mundo, que sois Deus,
Espírito Santo, que sois Deus,
Santíssima Trindade, que sois um só Deus,
Jesus Filho de Deus vivo,
Jesus, esplendor do Pai,
Jesus, pureza da luz eterna,
Jesus, Rei da glória,
Jesus, sol de justiça,
Jesus, Filho da Virgem Maria,
Jesus amável,
Jesus admirável,
Jesus, Deus forte,
Jesus, Pai do futuro século,
Jesus, Anjo do grande conselho,
Jesus poderosíssimo,
Jesus pacientíssimo,
Jesus obedientíssimo,
Jesus, brando e humilde de coração
Jesus, amante da castidade,
Jesus, amador nosso,
Jesus, Deus da paz,
Jesus, autor da vida,
Jesus, exemplar das virtudes,
Jesus, zelador das almas,
Jesus, nosso Deus,
Jesus, nosso refúgio,
Jesus, pai dos pobres,
Jesus, tesouro dos fiéis,
Jesus, bom Pastor,
Jesus, verdadeira luz,
Jesus, Sabedoria eterna,
Jesus, bondade infinita,
Jesus, nosso caminho e nossa vida,
Jesus, alegria dos Anjos,
Jesus, Rei dos Patriarcas,
Jesus, Mestre dos Apóstolos,
Jesus, Doutor dos evangelistas,
Jesus, fortaleza dos Mártires,
Jesus, luz dos Confessores
Jesus, pureza das virgens,
Jesus, coroa de todos os santos,
Sede-nos propício, perdoai-nos, Jesus.
Sede-nos propício, ouví-nos, Jesus.
De todo o mal, livrai-nos, Jesus.
De todo o pecado,
Da vossa ira,
Das cidades do demónio,
Do espírito da impureza,
Da morte eterna,
Do desprezo das vossas inspirações,
Pelo mistério da vossa santa Encarnação,
Pela vossa natividade,
Pela vossa infância,
Por toda a vossa santíssima vida,
Pelos vossos trabalhos,
Pela vossa agonia e pela vossa paixão,
Pela vossa cruz e pelo vosso desamparo,
Pelas nossas angústias,
Pela vossa morte e pela vossa sepultura,
Pela vossa ressurreição,
Pela vossa ascensão,
Pela vossa instituição da santíssima Eucaristia.
Pelas vossas alegrias,
Pela vossa glória,
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos Jesus.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos Jesus.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós, Jesus.
Jesus, ouvi-nos.
Jesus, atendei-nos.
Oremos: Senhor Jesus Cristo, que dissestes: “Pedi e recebereis; buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á”, nós Vos suplicamos que concedais a nós, que Vo-lo pedimos, os sentimentos afetivos do Vosso divino amor, a fim de que nós Vos amemos de todo o coração e que esse amor transcenda por nossas ações. Permiti que tenhamos sempre, Senhor, um igual temor e amor pelo Vosso Santo Nome, pois não deixais de governar aqueles que estabeleceis na firmeza do Vosso amor. Vós que viveis e reinais para todo o sempre. Amém.
Em latim:
Kyrie, eleison.
Christe, eleison.
Kyrie, eleison.
Iesu, audi nos.
Iesu, exaudi nos.
Pater de caelis, Deus, miserere nobis.
Fili, Redemptor mundi, Deus,
Spiritus Sancte, Deus,
Sancta Trinitas, unus Deus,
Iesu, Fili Dei vivi
Iesu, splendor Patris,
Iesu, candor lucis aeternae,
Iesu, rex gloriae,
Iesu, sol iustitiae,
Iesu, Fili Mariae Virginis,
Iesu, amabilis,
Iesu, admirabilis,
Iesu, Deus fortis,
Iesu, pater futuri saeculi
Iesu, magni consilii angele,
Iesu potentissime,
Iesu patientissime,
Iesu obedientissime,
Iesu, mitis et humilis corde,
Iesu, amator castitatis,
Iesu, amator noster,
Iesu, Deus pacis,
Iesu, auctor vitae,
Iesu, exemplar virtutum,
Iesu, zelator animarum,
Iesu, Deus noster,
Iesu, refugium nostrum,
Iesu, pater pauperum,
Iesu, thesaure fidelium,
Iesu, bone pastor,
Iesu, lux vera,
Iesu, sapientia aeternae,
Iesu, bonitas infinita,
Iesu, via et vita nostra,
Iesu, gaudium Angelorum,
Iesu, rex Patriarcharum,
Iesu, magister Apostolorum,
Iesu, doctor Evangelistarum,
Iesu, fortitudo Martyrum,
Iesu, lumen Confessorum,
Iesu, puritas Virginum,
Iesu, corona Sanctorum omnium,
Propitius esto, parce nobis, Iesu.
Propitius esto, exaudi nos, Iesu.
Ab omni malo, libera nos, Iesu.
Ab omni peccato,
Ab ira tua,
Ab insidias diaboli,
A spiritu fornicationis,
A morte perpetua,
A neglectu inspirationeum tuarum,
Per mysterium sanctae Incarnationis tuae,
Per nativitatem tuam,
Per infantiam tuam,
Per divinissimam vitam tuam,
Per labores tuos,
Per agoniam et passionem tuam,
Per crucem et derelictionem tuam,
Per languores tuos,
Per mortem et sepulturam tuam,
Per resurrectionem tuam,
Per ascensionem tuam,
Per sanctissimae Eucharistiae institutionem tuam,
Per gaudia tua,
Per gloriam tuam,
Agnus Dei, qui tollis peccata mundi, parce nobis, Domine.
Agnus Dei, qui tollis peccata mundi, exaudi nos, Iesu.
Agnus Dei, qui tollis peccata mundi, miserere nobis, Iesu.
Iesu, audi nos.
Iesu, exaudi nos.
Oremus: Domine Iesu Chiristi, qui dixisti: Petite, et accipietis; quaeriti, et invenietis; pulsate et aperietur vobis; quesumus da nobis, petentibus, divinissimi tui amoris affectum, ut te todo corde, ore et opere diligamus et a tua nunquam laude cessemus. Sancti nominis tui, Domine, timorem pariter et amorem facnos habere perpetuum. quia nunquan tua gubernatione destituis,quos in soliditare tuae dilectionis instituis. Qui vivis et regnas in saecula saeculorum. Amen.
Índice:
- A devoção ao Santíssimo Nome de Jesus
- A invocação do Nome de Jesus
- O nome mais Santo
- Festa do Santíssimo Nome de Jesus
- Ladainha do Santíssimo Nome de Jesus
Produtos recomendados:
-
Vida de Santo Antão
"Vocês (monges) me pediram um relato sobre a vida de Santo Antão: querem saber como chegou à vida ascética, que foi antes dela, como…
"Vocês (monges) me pediram um relato sobre a vida de Santo Antão:…
R$ 37,0035,00 - Vestido midi infantil… Vestido infantil midi modelo evasê com babado, confeccionado em crepe seda, cor rosa chiclete, com estampa floral delicada, com babado,… Vestido infantil midi modelo evasê com babado, confeccionado em… R$ 79,00
-
Saia longa evasê verde com…
Saia modesta longa evasê com bolsos em tecido de viscose, cor verde. Possui elástico na cintura e está disponível em tamanho único.…
Saia modesta longa evasê com bolsos em tecido de viscose, cor verde.…
R$ 129,0099,00
Compartilhe as devoções: