Modéstia, Santos, Tradição

Frei Damião e a modéstia

Garota vestida modestamente

Algumas frases sobre modéstia cristã do grande Frei Damião, esse grande homem da Igreja, orgulho e alegria do povo fiel brasileiro. Palavras fortes, para muitos incompreensíveis, mas palavras de verdade para homens e mulheres de boa vontade.

Namoro: “Só na frente dos pais, com uma pessoa solteira. E deve ser breve, com casamento à vista.”

Calças compridas para as mulheres: “Para vós (mulheres que usam calças compridas) está reservado um lugar bem fundo no inferno.”

Minissaia: “Eu condeno sempre a minissaia. Minissaia não presta, não. É causa de muitos pecados. Muitos homens já perderam a cabeça por causa desse exagero das mulheres.”

Beijo: “Um beijo dado no rosto da namorada, como um beijo dado numa parenta, não tem nada demais, estão ouvindo? Agora, um beijo na boca, um beijo de língua, isso não. É pecado.”

Dança: “A dança é um elemento de perdição. Quando um homem e uma mulher se juntam para dançar, não pode sair nada de bom. Sobrevêm os maus pensamentos, os desejos pecaminosos, o pecado.”

Casamento: “O matrimônio só é quebrado por morte da esposa ou do esposo. Quem deixa o casamento para casar com outro no civil, está com a cabeça virada a caminho do inferno.”

Quem era o Frei Damião?

Frei DamiãoNascido na pequena cidade de Bozzano, no norte da Itália, como Pio Gianotti, em 1898, Frei Damião recebeu seu novo nome quando foi ordenado frade, em 1923. Filho de camponeses, ingressou aos 12 anos na Ordem dos Capuchinhos. Em 1931, desembarcou de um navio no Recife e começou sua pregação na cidade de Gravatá, a 85 quilômetros da capital.

Em 66 anos de missão pelo Nordeste, preferiu o sertão para disseminar sua fé. Orador de recursos, às vezes atraía multidões. Falava sobre os mandamentos da Igreja, a modéstia, o céu, o inferno, o purgatório, a morte e o juízo final. O que o diferenciava era o contorno ameaçador e apocalíptico de sua mensagem. Qualquer pecado seria castigado com o fogo do inferno.

Para boa parte do clero, Damião era um embaraço, o que havia de mais atrasado na face da Terra. “Quem não acredita em Nosso Senhor Jesus Cristo vai para o inferno de cabeça para baixo”, pregava, com sotaque italiano. E os fiéis acreditavam e gostavam do frade.

“Eu apenas prego o Evangelho, ensinando o caminho do céu, convertendo almas e purgando os pecados da Terra”, respondia Damião quando lhe perguntavam por que não se modernizava.

Um comentário de “Frei Damião e a modéstia

  1. Fsbiana disse:

    👏👏👏👏

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *